A República Velha (1889-1930) no Brasil teve na chamada “Política dos Governadores” um dos seus elementos mais caracterizadores. O objetivo desta política era:
Fortalecer o poder central diante do fortalecimento das oligarquias estaduais.
Dissolverar oligarquias rurais concentrando o poder nos governos estaduais.
Promover o fortalecimento da Federação do Brasil, dividindo o poder entre Estados fortes e fracos no país.
Enfraquecer as alianças oligárquicas estaduais que comprometessem nas eleições a sucessão presidencial.
Harmonizar os interesses dos Estados mais ricos, ao mesmo tempo em que favorecia os objetivos do poder central em relação à política nacional.
A chamada “Política dos Governadores” foi um dos elementos centrais da Primeira República (1889-1930). Ela envolvia um acordo entre o governo federal e as elites estaduais para garantir a governabilidade.
O presidente apoiava os governadores nas eleições estaduais, enquanto os governadores asseguravam o apoio aos candidatos presidenciais do bloco governista. Dessa forma, construía-se uma relação de reciprocidade, com a proteção dos governos estaduais e a manutenção de um clima favorável à permanência das oligarquias no poder, garantindo estabilidade política e a satisfação dos interesses dos principais estados agrícolas e pecuaristas.
Assim, o objetivo principal era harmonizar os interesses dos estados economicamente mais fortes (principalmente São Paulo e Minas Gerais) com as demandas do poder central. Isso resultava no controle do processo eleitoral, desestimulando práticas que pudessem colocar em risco a sucessão presidencial apoiada pela elite dominante. Portanto, a alternativa correta é a (E).
República Velha (1889-1930): Período da história republicana brasileira, caracterizado pela predominância das oligarquias estaduais no poder, principalmente São Paulo e Minas Gerais (“café com leite”).
Política dos Governadores: Aliança entre o governo federal e as elites estaduais, na qual o presidente apoiava as oligarquias locais, que, em contrapartida, ofereciam sustentação política ao poder central.
Coronelismo: Prática baseada na influência de grandes proprietários de terras (os “coronéis”), que controlavam o voto das populações locais, garantindo êxito eleitoral a seus candidatos.