A República Oligárquica foi o momento em que o Brasil esteve na mão dos setores das oligarquias de São Paulo e Minas Gerais. Os grandes fazendeiros – os “coronéis” – estavam diretamente ligados ao poder, influenciando as eleições para presidente e governador.
(CARACTERÍSTICAS... 2019).
Sobre esse período da história republicana brasileira, marque V nas afirmativas verdadeiras e F, nas falsas.
( ) As agitações sociais da República Velha, como a Guerra de Canudos, abriram espaço para a expansão de movimentos de esquerda, como o Tenentismo, que pretendeu estabelecer uma república socialista no país.
( ) Os anos iniciais da República foram de grande agitação social, marcados por movimentos insurgentes, como a Revolução Federalista do Rio Grande do Sul e a Guerra de Canudos, no Sertão da Bahia.
( ) A “Política dos Governadores” predominou através de um acordo no qual o presidente dava suporte aos candidatos oficiais nas eleições dos estados e, os governadores, de sua parte, apoiavam o indicado do governo nas eleições para presidente.
( ) O movimento sanitarista tornou-se um importante marco na construção do Estado Nacional Brasileiro e na mudança da relação entre Estado e sociedade, apesar de a população não ver com bons olhos a iniciativa dos sanitaristas, que queriam acabar com as epidemias que assolavam as periferias das grandes cidades, surgindo, assim, revoltas, como a da Vacina.
( ) A Primeira Guerra Mundial provocou um grande crescimento industrial, devido à substituição de importações e, inclusive, às exportações de manufaturados aos aliados, superando a economia cafeeira no volume de exportações e dando início ao processo de industrialização do país.
A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é a
F V F V V
V V V F F
F V V V F
V F V F F
F F F V V