A reorganização política mundial, acelerada após o final da Guerra Fria pôs fim à divisão política entre os blocos soviético e norte-americano. Uma nova ordem econômica estrutura-se em torno de outros centros de poder: os Estados Unidos, a Europa e o Japão. Em torno desses centros, são organizados os principais blocos econômicos supranacionais, que facilitam a circulação de mercadorias e de capitais.
Sobre esses blocos é correto afirmar que:
a formação dos blocos econômicos supranacionais é uma clara evidência do fim do Estado-Nação promovido pela globalização.
mesmo sendo blocos voltados para o estímulo das atividades econômicas e a acumulação de capital, também existem interesses políticos envolvidos.
os principais blocos econômicos são: Nafta, União Européia, Mercosul e ALCA que congrega o maior número de países membros.
os blocos econômicos promoverão maior aproximação entre os países, na medida em que a mobilidade é irrestrita no interior destes.
dentre as vantagens da formação de blocos econômicos, destaca-se o acesso livre, irrestrito e sem tensões de imigrantes para os países membros, como ocorre na União Européia.