A região Sul do Brasil é formada pelos Estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Abrange uma área de 576409,6 quilômetros quadrados, considerada como o menor complexo regional do Brasil. Sua população totaliza um quantitativo de 27 719 118 habitantes, apresentando uma densidade demográfica de 48 habitantes por quilômetro quadrado. (A REGIÃO Sul..., 2010).
O texto e os conhecimentos sobre a Região Sul do Brasil, permitem afirmar:
A condição de menor complexo regional do país vem crescendo como um fator negativo ao êxito da industrialização dos estados que a compõem.
O quantitativo mínimo da população, aliado à densidade demográfica tem comprometido a preservação cultural, plural e diversa da região.
A densidade demográfica da Região Sul se assemelha à da Região Norte do país, visto que ambas se apresentam densamente povoadas.
O mínimo percentual de negros na população dessa região resulta da ausência do trabalho escravo nos períodos Colonial e Imperial.
A média do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) dos três estados da Região Sul encontra-se entre os seis melhores do país.