A região Amazônica sempre foi afetada com a exploração garimpeira e intoxicação dos rios, a exemplo um dos maiores do país, o Tapajós, que desde os anos 1980, vários estudos já comprovavam uma quantidade mercurial acima do permitido pela Organização Mundial da Saúde na população ribeirinha. Uma das consequências do uso do mercúrio é a doença de Minamata que é uma síndrome neurológica causada por sintomas de envenenamento por mercúrio.
O nome dessa doença refere-se ao:
envenenamento de inúmeras pessoas por mercúrio, ocorrido na cidade de Minamata, no Japão, em razão de dejetos contendo mercúrio em sua forma orgânica.
episódio de intoxicação ocorrido na China na cidade de Minamata na década de 50.
episódio de contaminação dos animais terrestres por mercúrio, na cidade de Minamata, nos Estados Unidos da América, em razão de dejetos contendo mercúrio, em sua forma inorgânica.
envenenamento de inúmeras pessoas por mercúrio, ocorrido na cidade de Minamata, na Hungria, em razão de dejetos contendo mercúrio, em sua forma orgânica e inorgânica.
envenenamento de inúmeras pessoas por mercúrio, ocorrido na cidade de Bopal em Minamata, em razão de dejetos contendo mercúrio, em sua forma inorgânica.