''A Reforma pode ser definida como um movimento de caráter essencialmente religioso e político e que pretendeu, num primeiro momento, a revisão de determinadas práticas da Igreja Católica. Num segundo momento, a partir da primeira metade do século XVI, levou à ruptura da unidade cristã na Europa Ocidental, dando origem às denominadas religiões reformadas ou protestantes, que se tornaram hegemônicas em várias regiões da Europa''.
(MARQUES, Adhemar. Pelos caminhos da História. Curitiba: Positivo, 2006. p. 129).
Sobre a Reforma Luterana, a Reforma Calvinista e a Contra-Reforma, julgue os itens a seguir.
I. A Reforma Luterana estabeleceu, como princípios de sua doutrina, a extinção da hierarquia eclesiástica e do celibato clerical e a submissão da Igreja ao Estado.
II. A Reforma Calvinista estabeleceu uma doutrina em que seus adeptos deveriam ter uma vida ascética, austera, disciplinada e dedicada ao trabalho, como meio de salvação.
III. A Reforma Católica, também conhecida como Contra-Reforma, realizou o Concílio de Trento, que decidiu pela retomada dos valores clássicos greco-romanos, visando a contestar a venda de indulgências.
IV. A Reforma Calvinista defendia a tese de que apenas a fé em Deus salvaria, enquanto a Reforma Luterana pregava, de forma categórica, a doutrina da predestinação.
É CORRETO apenas o que se afirma em
I e III.
I e II.
II e IV.
III e IV.