A Rede Urbana é o conjunto articulado de cidades e grandes centros urbanos, que se integram em escalas mundial, regional e local por meio de fluxos de serviços, mercadorias, capitais, informações e recursos humanos. Essa rede estrutura-se por meio de uma hierarquia, em que as cidades menores costumam ser relativamente dependentes das cidades maiores e economicamente mais desenvolvidas. O grau de integração de uma dada rede urbana de um país é um indicativo de seu nível de desenvolvimento.
(Disponível em: http://www.mundoeducacao.com/geografia/redeurbana.htm Acesso em 20/05/2017)
Nesse sentido, a partir da análise do TEXTO e com seus conhecimentos acerca do processo de urbanização, é correto afirmar:
A atual revolução técnico, científica e informacional pouco contribuiu para modificação da rede urbana ou mudança na importância de uma cidade, pois é a quantidade de bens e serviços que define a posição na rede urbana.
No Brasil não dispomos ainda de cidades globais na rede urbana. São Paulo e Rio de Janeiro são as mais fortes candidatas a esta condição.
Depreende-se do texto que a maior oferta de serviços, capitais, mercadorias, etc. de uma cidade, atraindo as demais, a transforma em um centro importante e daí sua posição na rede urbana.
A fase atual do desenvolvimento capitalista financeirização tem levado a formação cada vez mais significativa de centros de atração local com importância em escala regional, apenas.
A rede urbana é uma hierarquização vertical entre os diferentes centros urbanos globais cuja importância é medida pela quantidade de bens e serviços que estas cidades globais buscam em cidades regionais.