“A rede urbana apresentada neste item é resultado do estudo Rede de Influência das Cidades do IBGE. Nesse estudo, o IBGE atualiza o quadro de referência da rede urbana brasileira de estudos já realizados e publicados em 1972, 1987, 2000 e 2008. Nele, a rede urbana está estruturada em duas dimensões: a hierarquia dos centros urbanos, dividida em cinco níveis; e as regiões de influência, identificadas pela ligação das cidades de menor para as de maior hierarquia urbana. O elo final de cada rede são as Metrópoles, para onde convergem as vinculações de todas as Cidades presentes no Território Nacional.”
(IBGE/REGIC-2018, apud SPGG/Deplan, Acesso em set. 2021)
Considerando seus conhecimentos e observando o mapa acima, analise as afirmativas a seguir.
1. centro sub-regionais
2. centros de zona
3. metrópoles
4. capitais regionais
5. centros locais
( ) Caracterizam-se por seu grande porte e por fortes relacionamentos entre si; geralmente possuem extensa área de influência direta.
( ) Apresentam atividades de gestão menos complexas e influenciam uma menor extensão de área.
( ) Exercem influência restrita aos seus próprios limites territoriais; têm em outros centros urbanos de maior hierarquia referência para atividades cotidianas.
( ) Apresentam alta concentração de atividades de gestão; possuem um número razoável de indústrias e de prestadores de serviços.
( ) Caracterizam-se por menores níveis de atividades de gestão; polarizam um número inferior de cidades vizinhas em virtude da atração direta da população por comércio e serviços.
A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
3, 1, 5, 4, 2.
5, 4, 3, 1, 2.
2, 3, 1, 5, 4.
5, 4, 3, 2, 1.
1, 2, 3, 4, 5.