A recessão de 1973, acentuada pelo choque do petróleo, colocou em movimento processos que solaparam o fordismo e que retiraram o mundo capitalista da estagflação (estagnação da produção de bens e inflação de preços). Em razão disso, novas experiências na organização da indústria e na vida social e política começaram a tomar forma. Essas experiências representam a passagem para um regime de acumulação inteiramente novo – a acumulação flexível.
Adaptado de Harvey, David. Condição Pós-Moderna. Edições Loyola. São Paulo. 1990.
As opções a seguir apresentam características da acumulação flexível, à exceção de uma. Assinale-a.
Gerou um movimento de compressão do espaço-tempo, graças às comunicações via satélite e à queda dos custos dos transportes.
Desestruturou os processos de trabalho e os padrões de consumo, devido à eliminação da produção uniformizada e dos grandes estoques.
Regulamentou a distribuição de componentes e subcontratantes em escala mundial, devido à difusão do consumo de massa por redes eletrônicas.
Permitiu que os empregadores exerçam maior pressão sobre o mundo do trabalho, devido ao aumento do desemprego e do enfraquecimento dos movimentos sindicais.
Estimulou as mudanças tecnológicas, a automação e a busca de novas linhas de produtos, devido à valorização do conhecimento como fator estratégico para o crescimento econômico.