A questão relaciona-se, de modo geral, a um ou mais dos subtemas comportamento alimentar, padrões de consumo, dieta alimentar.
Texto
Apesar dos contrastes econômico e sociocultural entre países pobres e ricos, as tendências observadas em estudos epidemiológicos sobre consumo alimentar assinalam que o padrão alimentar antes característico dos países desenvolvidos é atualmente uma preocupação também dos países em desenvolvimento.
A adoção da dieta “afluente”, caracterizada por um excesso de alimentos de grande densidade energética, ricos em gordura e em açúcar refinado simples, e por uma diminuição no consumo de carboidratos complexos, tem se expandido, sobretudo em situações de prosperidade econômica.
(Adaptado: DIEZ GARCIA, R.W. Efeitos da globalização na cultura alimentar: considerações sobre mudanças na alimentação urbana. Revista de Nutrição, 2003, vol. 16, n. 4.)
Tabela
Evolução da quantidade anual per capita de alimentos adquiridos para consumo no domicílio nas Regiões Metropolitanas e Brasília - DF - 1975/2003
Com base nos dados da Tabela, é correto afirmar que, no período de 1975 a 2003,
a variação percentual da aquisição per capita para consumo do iogurte foi maior que a do refrigerante.
a aquisição per capita para o consumo de arroz diminuiu em 50%.
o iogurte teve a maior variação em quilos de aquisição per capita para o consumo, se comparado aos demais produtos no mesmo período.
o crescimento na aquisição per capita para o consumo de óleo de soja foi constante.
a aquisição per capita para consumo de farinha de mandioca decresceu linearmente.