A QUESTÃO REFEREM-SE AO TEXTO A SEGUIR.
ACOMODAÇÃO VISUAL
Quando observamos um objeto mais próximo e, a seguir, outro mais afastado de nossos olhos, se a distância focal do cristalino tivesse um valor fixo, a imagem que ele forneceria do objeto nem sempre se formaria sobre a retina, que é uma condição imprescindível para que o vejamos nitidamente. Esse problema, entretanto, não ocorre com o olho normal graças a um notável sistema de adaptação: um conjunto de músculos ligados ao cristalino atua sobre ele, provocando variações na curvatura de suas faces, alterando o valor de sua distância focal (f). Dessa maneira os músculos ajustam a distância focal do cristalino à posição do objeto, de modo que sua imagem se forme sempre sobre a retina. Essa propriedade do olho é denominada de acomodação visual. Para muitas pessoas, em virtude de problemas na visão, a acomodação visual é insuficiente para fazê-las enxergar nitidamente um objeto. Os problemas de visão descritos a seguir são muito comuns:
Miopia – as pessoas que apresentam esse problema de visão têm o globo ocular um pouco mais alongado, fazendo com que a imagem do objeto se forme antes da retina.
Hipermetropia – nesse caso, as pessoas têm o globo ocular um pouco mais curto que o normal, fazendo com que a imagem se forme atrás da retina.
Presbiopia – é um problema de visão popularmente conhecido como vista cansada e ocorre basicamente devido ao envelhecimento natural de nosso organismo. O cristalino torna-se rígido e o os músculos que atuam sobre ele não conseguem acomodá-lo para objetos próximos.
(Texto Adaptado de: Física – Volume Único. Máximo, Antônio e Alvarenga, Beatriz. Editora Scipione).
A correção visual com o uso de lentes para a hipermetropia deve ser feita usando-se:
lentes bicôncavas.
lentes convergentes.
lentes divergentes.
Não é possível a correção da hipermetropia com o uso de lentes.