A questão dos Direitos Civis, Políticos e Sociais é interpretado de maneira diferente por inúmeros pensadores. Muitos deles defenderam que os seres humanos nascem livres e iguais, e têm garantidos determinados direitos inalienáveis. A ideia de Cidadania, por exemplo, recebeu variadas interpretações dos chamados teóricos clássicos da Sociologia, entre eles Émile Durkheim o qual defendia que
o trabalhador, como membro de uma classe, não se identificaria como cidadão, que seria somente a representação burguesa do indivíduo.
a cidadania só tem sentido se for baseada na liberdade. Para ele, a cidadania só pode ser jurídica.
a cidadania está intimamente relacionada à formação do Estado Democrático representativo e envolvem direitos eleitorais assentado no princípio da igualdade considerada universal.
a cidadania se desenvolve plenamente quando o indivíduo deixa transparecer suas vontades transformando-as em necessidade geral para todos. A ação cidadã deve ser motivada por um desejo pessoal.
ideia de cidadania está vinculada à questão da coesão social estabelecida com base na solidariedade orgânica, que é gerada pela divisão do trabalho e se expressa no direito civil.