A questão a seguir têm como objetivo o documentário “Sem Pena”, cuja trama está resumida na imagem destacada.
Texto I.
Não vou te enganar, o bagulho tá doido e eu não
confio em ninguém
Nem em você, os inimigos vêm de graça
É a selva de pedra, eles matam os humildes
demais
Você é do tamanho do seu sonho, faz o certo, faz
a sua
Vamos acordar, vamos acordar, cabeça erguida,
olhar sincero, tá com medo de quê?
Nunca foi fácil, junta os seus pedaços e desce pra
arena
Mas lembre-se: Aconteça o que aconteça, nada
como um dia após outro dia.
Racionais MC Disponível em: < http://www.vagalume.com.br/ racionais-mcs/sou-mais-voce.html#ixzz3rqj5t1xT>. Acesso em 23 nov. 2014. Adaptado.
Texto II.
“Os caras falam em letra de hap:
— O bagulho é louco.
Tipo, essa frase você só entende tando ali, tando preso.
Não adianta achar que você entendeu aquilo ali porque você ouviu Racionais.”
(Fala de um presidiário em “Sem Pena”, Documentário)
A linguagem pode assumir diferentes matizes, são variantes socioculturais da língua que configuram a identidade do falante.
A respeito disso e considerando-se o fragmento do poema, texto I, e a fala da personagem do documentário “Sem Pena”, texto II, em relação à sua totalidade, marque V ou F, conforme sejam as afirmativas verdadeiras ou falsas.
( ) Identifica-se intertextualidade entre os textos I e II, pelo uso de sintagmas verbais do texto I, na fala da personagem do documentário.
( ) As passagens do poema “o bagulho tá doido e eu não confio em ninguém (...) os inimigos vêm de graça” ilustram a situação vivida pela personagem do documentário, revelando sua insegurança e angústia diante de sua realidade social.
( ) Na fala da personagem do texto II, há a confirmação de que as letras de músicas têm a capacidade de transpor seus ouvintes para a realidade retratada e, com isso, fazer com que se sintam integralmente inseridos nessa realidade.
( ) As realidades apresentadas no texto I e no texto II são distintas; o conteúdo da música (texto I) e a fala da personagem do documentário (texto II) estão inseridos em mundos completamente antagônicos.
( ) Pode-se inferir do texto II que só aquele que sofre um problema é capaz de compreender, na íntegra, o significado existencial daquela situação.
A alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo, é
V F F F V
V V F F V
V V F F F
F F F V F
F V V F V