A queima da espuma de isolamento acústico que revestia o teto da boate Kiss liberou o monóxido de carbono, dióxido de carbono e gás cianídrico que mataram 241 frequentadores da casa noturna de Santa Maria (RS) em 27 de janeiro. A conclusão é do Instituto-Geral de Perícias, que enviou o laudo aos delegados responsáveis pela investigação da tragédia nesta terça-feira. O resultado coincide com análises técnicas anteriores, feitas no corpo das vítimas, que mostraram a inalação de gás cianídrico como principal causa dos óbitos.
Notícia veiculada no site da revista Exame no dia 19/03/2013.http://exame.abril.com.br/brasil/noticias/gases-de-espuma-causarammortes-na-kiss acesso em 06/05/2013
Considerando os gases citados na notícia, assinale a alternativa correta:
Ao adicionar algumas gotas de uma solução etanólica de fenolftaleína a uma solução aquosa de dióxido de carbono, esta irá adquirir coloração rósea devido ao comportamento básico da solução formada.
O elemento químico oxigênio apresenta comportamento de não metal. Quando seus átomos se unirem a átomos de outros não metais, como carbono e nitrogênio, haverá a formação de compostos iônicos.
Átomos do elemento químico oxigênio podem também se combinar com elementos metálicos, levando à formação de óxidos moleculares, tais como o Fe2O3.
A ligação entre o carbono e o nitrogênio, na formação do íon cianeto (CN-), ocorre através da transferência de elétrons, formando íons que se mantêm unidos por forças de atração eletrostática.
Os gases dióxido de carbono CO2(g) e gás cianídrico HCN(g), que podem causar asfixia quando inalados, ao serem dissolvidos em água, levam à formação de soluções aquosas de comportamento ácido.