UNEB Medicina 2017/1

[...] a propriedade da terra era monopólio do Estado, restando às comunidades locais apenas a posse privada da terra e dos frutos por ela produzidos. Aqui, a propriedade era estatal e somente a posse era privada, mas mesmo assim era uma posse em nível de aldeia comunal, e não propriamente individual.
[...] quem se apropriava do excedente da produção não eram indivíduos privados e nem mesmo os agrupamentos locais comunais, mas sim o Estado, a unidade superior agregadora e ratificadora do nexo social entre as várias comunidades aldeãs, espalhadas pela quase infinita vastidão do território (Marx. Apud Godelier, 1969: 54). [...] Para Marx, como dissemos, o Estado é uma forma de instituição que nasce naturalmente das necessidades das comunidades semigregárias, ou recém-assentadas, de organizar as obras de produção e reprodução da vida material imediata.
(ANAIS. 2017).

ANAIS. Disponível em: <http://www.unicamp.br/cemarx/anais_v_coloquio_arquivos/arquivos/comunicacoes/gt1/sessao3/Jair_Antunes.pdf>. Acesso em 15 mar. 2017.

O modo de produção tem sido utilizado para a melhor compreensão das diversas sociedades humanas, em tempos históricos e espaços distintos.

Dessa maneira, as características de modo de produção explicitadas no texto podem ser corretamente identificadas, na história das sociedades,

a

nas aldeias neolíticas, no processo de formação da gene da sociedade grega antiga, no qual o Estado era descentralizado e exercido pelas cidades-estado.

b

no Oriente Próximo antigo, no qual Estado teocrático possibilitava o controle estatal sobre a produção.

c

na sociedade romana no tempo do Império, momento em que o Estado autoritário submeteu a população plebeia ao trabalho escravo.

d

na sociedade medieval, na qual a população servil camponesa era submetida ao controle do Estado, através das relações de suserania e vassalagem.

e

no Império Bizantino, no qual o poder autocrático do imperador impunha uma economia rural e fechada, baseada na troca e de base camponesa.

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Resposta
B

Resolução

Neste exercício, o texto nos faz refletir sobre um modo de produção em que a terra era fundamentalmente um bem do Estado, enquanto as comunidades locais detinham apenas a posse e a utilização do que produzissem. Quem capturava o excedente produtivo era o próprio Estado, e não a iniciativa privada ou comunidades locais. Trata-se de uma concepção que Marx e outros estudiosos denominaram de "modo de produção asiático", característico de civilizações antigas do Oriente Próximo (Egito, Mesopotâmia, etc.).

A partir da leitura das opções, percebe-se que a descrição do uso da terra como propriedade estatal, com controle sobre o excedente exercido por uma autoridade teocrática ou central, corresponde ao que se entende por "Estado teocrático do Oriente Próximo". Logo, a opção correta, que está de acordo com as informações do texto, é a alternativa B.

Dicas

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Observe que o texto enfatiza a terra como propriedade do Estado, concedendo apenas posse às comunidades.
Lembre-se de que o excedente era apropriado pelo próprio Estado, e não por particulares ou comunidades locais.

Erros Comuns

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Confundir a centralização do poder estatal com a posse exclusiva da terra e do excedente.
Pensar que qualquer forma de Estado forte ou autocrático implica necessariamente modo de produção asiático.
Desconsiderar as diferenças entre sociedades escravistas (Roma), feudais (Idade Média) e o modo de produção asiático descrito no texto.
Revisão

Modo de produção: Conceito marxista que explica a organização de uma sociedade em torno da produção de bens materiais, incluindo relações de propriedade, controle dos meios de produção e formas de apropriação de excedentes.

Modo de produção asiático: Diz respeito a sociedades antigas em que o Estado detinha a propriedade formal da terra, enquanto comunidades locais detinham sua posse e trabalhavam a terra, cabendo ao Estado o controle do excedente da produção.

Estado Teocrático: Forma de organização política em que a autoridade religiosa e a autoridade política se sobrepõem, exercendo forte controle sobre a sociedade, inclusive sobre a estrutura produtiva.

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