A Proposta Triangular deriva de uma triangulação de natureza epistemológica, ao designar os componentes do ensino/aprendizagem por três ações mentalmente e sensorialmente básicas, quais sejam: criação (fazer artístico), leitura da obra de arte e contextualização.
A segunda triangulação está na gênese da própria sistematização, originada de três outras abordagens epistemológicas: as Escuelas libres mexicanas, o Critical Studies inglês e o Movimento de Apreciação Estética aliado ao DBAE (Discipline-Basead Art Education) americano.
BARBOSA, Ana M. Tópicos utópicos. Belo Horizonte: C/Arte, 1998, p. 33.( Adaptado)
As afirmativas a seguir caracterizam corretamente aspectos da Proposta Triangular, à exceção de uma. Assinale-a.
Disciplinariza os componentes do aprendizado, separando-os em fazer artístico, crítica de arte e história da arte.
Indica como componentes curriculares ações e não conteúdos, como o fazer, a leitura e a contextualização.
Entende a arte como expressão e como cultura e, a contextualização, como o ato de estabelecer relações em diversos campos, além do histórico.
Utiliza um conceito de leitura como interpretação cultural, leitura de palavras, gestos, imagens, expectativas, enfim, leitura de nós mesmos e do mundo em que vivemos.
Defende que a construção do conhecimento em Artes acontece quando há a interligação entre a experimentação, a codificação e a informação.