A proposta pedagógica nada mais é do que a identidade da escola. Ou seja, é o que estabelece as diretrizes básicas, a metodologia e a linha de ensino escolhida pela instituição. Ela diz respeito a toda a sua personalidade e valores. Sobre a proposta pedagógica e linhas pedagógicas que a permeia, é correto afirmar:
Comportamentalista- essa linha pedagógica é focada em transmitir conhecimento e preparar os alunos para o vestibular, utilizando um método de ensino sistematizado com os professores estando ao centro da aprendizagem, com provas e avaliações, podendo reprovar e até repetir de ano.
Tradicional - O grande objetivo, desta linha pedagógica, é que os alunos sigam um comportamento desejado de acordo com as necessidades sociais determinadas. O professor também é o responsável por transmitir o conhecimento e as avaliações são feitas por meio de provas com feedbacks constantes.
Construtivista - Nas escolas com essa proposta pedagógica, o aluno utiliza o conhecimento que já tem para assimilar novos conceitos, aprendendo com a prática e respeitando o seu próprio ritmo. As salas de aula têm em média 20 alunos e as atividades ficam dispostas para cada estudante pode escolher o que vai aprender no dia.
Montessoriana - coloca o aluno como o protagonista que deve construir seu conhecimento. Eles formulam hipóteses, resolvem problemas e trabalham sua autonomia. Já os professores agem como mediadores.
Freiriana - Essa proposta pedagógica leva em consideração os aspectos humanos, sociais e culturais dos alunos. É mais voltada para a alfabetização e procura ouvir o aluno para que ele possa entender o mundo pelo seu conhecimento e construir autoconfiança. Originalmente não são previstas provas, mas algumas escolas utilizam métodos de avaliação.