A propagação vegetativa consiste em multiplicar assexuadamente partes de plantas (células, tecidos, órgãos ou propágulos), originando indivíduos geneticamente idênticos à planta mãe. Dentre as afirmativas abaixo, assinale a alternativa INCORRETA sobre métodos utilizados para propagação vegetativa de plantas.
Estaquia é o termo utilizado para o processo de propagação no qual ocorre a indução do enraizamento adventício, especificamente em ramos destacados da planta mãe, com ao menos uma gema vegetativa.
A Mergulhia é um método de propagação vegetativa em que a nova planta só é destacada da planta mãe após ter formado seu próprio sistema radicular. O processo pode ocorrer diretamente no solo ou por alporquia.
A propagação por estolões consiste na utilização de caules aéreos especializados, originados a partir da axila da folha. Um exemplo clássico é o morangueiro (Fragaria x ananassa Duch.).
Os rebentos, estruturas que se desenvolvem na base do caule de algumas espécies de plantas, quando formam raízes, podem ser destacados e utilizados para propagação vegetativa.
A micropropagação é uma técnica que permite o crescimento e a multiplicação de células, tecidos, órgãos ou partes de órgãos de uma planta, em meio artificial, sob condições de luminosidade, temperatura e fotoperíodo controlados.