A professora pergunta para a Mariazinha:
– Mariazinha, me dê um exemplo de verbo.
– Bicicreta! – respondeu a menina.
– Não se diz “bicicreta”, e sim “bicicleta”. Além disso, bicicleta não é verbo. Pedro, me diga você um verbo.
– Prástico! – disse o garoto.
– É “plástico”, não “prástico”. E também não é verbo. Laura, é sua vez: me dê um exemplo correto de verbo – pediu a professora.
– Hospedar! – respondeu Laura.
– Muito bem! – disse a professora. Agora, forme uma frase com este verbo.
– Os pedar da bicicreta é de prástico!
ABAURRE, Maria Luiza e PONTARA, Marcela. Gramática – Texto: análise e construção de sentido. Volume único. São Paulo: Moderna, 2006, p. 76.
A compreensão do Texto 3 leva o leitor a concluir que
a professora logrou êxito no seu intuito de ensinar a classe de palavras ‘verbo’.
embora os alunos soubessem o assunto, optaram por responder incorretamente.
os alunos e a professora demonstram domínio da mesma variedade linguística.
a resposta que foi considerada correta pela professora era, na verdade, incorreta.
somente Laura respondeu corretamente, o que demonstra seu domínio do assunto.