A produção e distribuição de energia elétrica é uma aplicação notável do conceito de energia, de sua conservação e de suas transformações. Os reservatórios de usinas hidrelétricas (além de rios, lagos e mares) são abastecidos pelas chuvas. A água, uma vez armazenada num reservatório de uma hidroelétrica, é aos poucos liberada pelas comportas e sua energia potencial vai se transformando em energia cinética de translação a qual faz mover as turbinas, sendo convertida em energia cinética de rotação; esta, por sua vez, é transformada em energia elétrica. Das hidrelétricas essa energia é distribuída para as residências, a indústria e o comércio de modo geral.
Qual das opções a seguir descreve aproximadamente o processo de transformação na distribuição de energia elétrica até chegar nas residências:
A energia elétrica é transmitida sempre a 220 volts não sofrendo nenhuma dissipação e nem precisam de nenhuma correção para o uso.
A transmissão de energia é realizada em fios de alta tensão tendo perdas por dissipação. Entretanto não é necessário passar por transformadores de potência para compensar as perdas.
A transmissão de energia elétrica é realizada em fios de alta tensão sem perdas ou dissipação. Entretanto, passam por transformadores de potência para ampliar ou reduzir a tensão, conforme seja necessário e seu uso é feito transformando-a exclusivamente em energia mecânica.
A transmissão de energia realizada em fios de alta tensão tem perdas ou dissipação e passam por transformadores de potência para compensarem a perda. Às vezes nesses transformadores reduzem ou ampliam a tensão elétrica. Para essa energia elétrica ser utilizada nas residências, comércios e indústrias é necessária uma redução na tensão e só pode ser transformada para a forma de energia luminosa.
A transmissão de energia realizada em fios de alta tenção tem perdas ou dissipação e passam por transformadores de potência para compensarem a perda. Os transformadores reduzem ou ampliam a tensão elétrica. Mas para serem utilizadas nas residências, comércios e indústrias, as tensões são reduzidas e ela pode então ser transformada, em geral, em energia mecânica, luminosa ou térmica.