ENEM 2021 segunda aplicação

    A produção de um ou dois cultivos de exportação transformou-se em regra em 1935: cacau na Costa do Ouro, amendoim no Senegal e em Gâmbia, algodão no Sudão, café e algodão em Uganda, café e sisal na Tanzânia etc. O trabalho forçado e o abandono da produção alimentar provocaram muita desnutrição, graves surtos de fome e epidemias, em certas partes da África, no início da Era Colonial.

BOAHEN, A. A. O legado do Colonialismo. Correio da Unesco, n. 7, jul. 1984 (adaptado).
 

Nos termos apresentados no texto, o Neocolonialismo europeu deixou o seguinte legado para as áreas ocupadas:

a

Desconcentração da estrutura fundiária.

b

Expropriação de direitos humanitários.

c

Autossuficiência do mercado interno.

d

Valorização de técnicas ancestrais.

e

Autonomia do setor financeiro.

Ver resposta
Ver resposta
Resposta
B
Tempo médio
1 min

Resolução

Análise Detalhada da Questão:

1. Leitura e Interpretação do Texto-Base: O texto descreve uma característica central do Neocolonialismo na África: a imposição de uma economia voltada para a exportação de poucos produtos agrícolas (monocultura). São dados exemplos como cacau, amendoim, algodão, café e sisal em diferentes regiões.

2. Identificação das Consequências: O texto é explícito ao apontar as consequências dessa política econômica para as populações locais: "O trabalho forçado e o abandono da produção alimentar provocaram muita desnutrição, graves surtos de fome e epidemias".

3. Análise do Comando da Questão: A questão pede para identificar o legado do Neocolonialismo europeu para as áreas ocupadas, *segundo o texto apresentado*.

4. Avaliação das Alternativas à Luz do Texto:

  • A (Incorreta): O texto não fala sobre desconcentração fundiária. A lógica da monocultura de exportação geralmente leva à concentração de terras nas mãos de poucos (colonizadores ou elites locais aliadas), e não o contrário.
  • B (Correta): As consequências listadas – trabalho forçado, abandono da produção de alimentos (levando à fome e desnutrição), e epidemias – são violações diretas dos direitos básicos à liberdade, à alimentação adequada, à saúde e à vida. Portanto, representam uma "expropriação de direitos humanitários".
  • C (Incorreta): O texto afirma que houve "abandono da produção alimentar", o que levou à fome. Isso é o oposto da autossuficiência do mercado interno, que pressupõe a capacidade de produzir alimentos para a própria população.
  • D (Incorreta): A imposição de cultivos para exportação significou a substituição ou marginalização das práticas agrícolas tradicionais (ancestrais), que muitas vezes eram voltadas para a subsistência. Logo, não houve valorização, mas sim desvalorização ou abandono dessas técnicas.
  • E (Incorreta): O texto foca na produção agrícola e suas consequências sociais. Não há menção ao setor financeiro. Além disso, o período colonial foi caracterizado pela dependência econômica e financeira das colônias em relação às metrópoles, e não pela autonomia.

Conclusão:

O texto descreve condições de exploração (trabalho forçado) e negligência das necessidades básicas da população (fome, doenças devido ao abandono da produção alimentar) impostas pelo sistema colonial. Essas condições configuram uma clara violação dos direitos humanos fundamentais, correspondendo à alternativa B.

Dicas

expand_more
Concentre-se na última frase do texto, que detalha as consequências negativas do sistema colonial.
Pense no significado de 'trabalho forçado' em termos de direitos individuais.
Considere como a falta de comida e a disseminação de doenças afetam os direitos básicos das pessoas.

Erros Comuns

expand_more
Interpretar 'abandono da produção alimentar' como algo positivo ou neutro, sem conectar com a fome e desnutrição mencionadas.
Não relacionar 'trabalho forçado', 'fome' e 'epidemias' com a violação de direitos humanitários.
Confundir concentração com desconcentração fundiária (erro na alternativa A).
Acreditar que a introdução de novas culturas significou uma 'melhoria' ou 'valorização' das técnicas locais (erro na alternativa D).
Responder com base em conhecimentos gerais sobre colonialismo sem focar especificamente nas informações do texto fornecido.
Não compreender o significado de 'expropriação' (retirada, privação) no contexto de direitos.
Revisão

Revisão de Conceitos:

  • Neocolonialismo (século XIX - meados do XX): Processo de dominação política, econômica e cultural exercido por potências europeias (e também EUA e Japão) sobre vastas áreas da África e da Ásia. Diferente do colonialismo dos séculos XVI-XVIII, foi marcado pela industrialização europeia, busca por matérias-primas, mercados consumidores e áreas para investimento de capital.
  • Economia Agroexportadora Colonial: Sistema econômico imposto às colônias, forçando-as a se especializarem na produção de um ou poucos produtos agrícolas (monocultura) ou na extração de recursos minerais destinados à exportação para a metrópole. Isso desestruturou as economias locais de subsistência.
  • Trabalho Forçado: Uma das formas de exploração da mão de obra nativa nas colônias, obrigando as populações locais a trabalhar em plantações, minas ou obras públicas em condições precárias e sem remuneração adequada ou liberdade.
  • Direitos Humanitários/Humanos: Conjunto de direitos considerados básicos e universais para todos os seres humanos, independentemente de raça, sexo, nacionalidade, etnia, idioma, religião ou qualquer outra condição. Incluem o direito à vida, à liberdade, à segurança pessoal, à alimentação, à saúde, a não ser submetido à escravidão ou trabalho forçado, entre outros. A violação desses direitos foi uma característica marcante do colonialismo.
48%
Taxa de acerto
7.5
Média de pontos TRI
Habilidade

Analisar diferentes processos de produção ou circulação de riquezas e suas implicações sócio-espaciais.

Porcentagem de alternativa escolhida por nota TRI
Porcentagem de alternativa escolhida por nota TRI
Transforme seus estudos com a AIO!
Estudantes como você estão acelerando suas aprovações usando nossa plataforma de IA + aprendizado ativo.
+25 pts
Aumento médio TRI
4x
Simulados mais rápidos
+50 mil
Estudantes
Jairo Thiago
Conheci a plataforma através de uma reportagem e, como gosto de IA, resolvi investir. A quantidade de questões e suas análises foram tão boas que meu número de acertos foi o suficiente para entrar em Medicina na Federal do meu estado, só tenho que agradecer à equipe do AIO pela minha tão sonhada aprovação!
Sarah
Neste ano da minha aprovação, a AIO foi a forma perfeita de eu entender meus pontos fortes e fracos, melhorar minha estratégia de prova e, alcançar uma nota excepcional que me permitiu realizar meu objetivo na universidade dos meus sonhos. Só tenho a agradecer à AIO ... pois com certeza não conseguiria sozinha.
Mariana Scheffel
AIO foi fundamental para a evolução do meu número de acertos e notas, tanto no ENEM quanto em outros vestibulares, fornecendo os recursos e as ferramentas necessárias para estudar de forma eficaz e melhorar minhas notas.
A AIO utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Ver política de privacidade
Aceitar