A Primeira Guerra Mundial (1914 – 1918) provocou grandes mudanças na organização sócioeconômica mundial. O fato que marcou o início do estado de guerra foi o assassinato do Arquiduque Francisco Ferdinando e de sua esposa, em Sarajevo. As causas econômicas do conflito são, entretanto, de outra ordem e estão relacionadas aos movimentos de transformação do Sistema Econômico Capitalista na fase Imperialista.
Sobre a guerra, avalie as afirmações a seguir.
I) A Primeira Guerra Mundial provocou um aumento significativo da intervenção estatal na economia dos países beligerantes. Na Inglaterra em 1917, por exemplo, 94% do consumo interno era controlado pelo estado.
II) A Europa perdeu sua posição hegemônica sobre a economia mundial, com a morte de milhares de trabalhadores e danos físicos ao parque industrial.
III) Os Estados Unidos da América, defendendo sua posição política isolacionista, não participaram diretamente do conflito. No entanto, financiou e enviou suprimentos aos países em guerra.
IV) A Alemanha estava bem preparada para os combates, apoiada em sua indústria química e de armamentos.
V) Logo após o término do conflito, em 1918, o movimento operário russo, liderado por Lenin, iniciou a tomada de poder e deu início à Revolução Bolchevique.
É correto apenas o que se afirma em
I, II, V.
I, III, V.
I, II, IV.
II, III, IV.
II, IV, V.