A pressão externa influencia na solubilidade dos gases, diferentemente do ocorrido nos líquidos e sólidos. Segundo a lei de Henry, a solubilidade é diretamente proporcional à pressão parcial do gás sobre a solução. As figuras abaixo representam quando a pressão parcial do gás sobre a solução aumenta da parte “a” para a parte “b”.
Uma ilustração dessa lei pode ser feita quando se retira a tampa de uma garrafa contendo uma bebida gaseificada que antes de ser fechada foi pressurizada com uma mistura de ar e gás carbônico, CO2, saturado com vapor de água.
A interpretação molecular sobre a lei de Henry permite concluir:
A quantidade de um gás que se dissolve em um líquido independe da frequência com que as moléculas do gás se chocam na superfície do líquido.
Ao remover a tampa da garrafa, o gás pressurizado escapa e a pressão da garrafa aumenta até igualar à pressão atmosférica.
Sob pressão parcial alta, menos moléculas colidem com a superfície do líquido, dificultando a solubilidade dessas moléculas.
A quantidade de CO2 que se dissolve na mistura pressurizada é superior a que se dissolveria nas condições atmosféricas normais.