A presença de um dente com envolvimento de furca em um paciente periodontal influenciará no plano de tratamento. Sobre os procedimentos utilizados nas lesões de furca, analise as seguintes assertivas e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) A plastia de furca é uma modalidade de tratamento ressectivo que pode levar à eliminação do defeito inter-radicular. O tecido dentário é removido (osteoplastia) e a crista óssea alveolar é remodelada (odontoplastia) no nível da entrada da furca.
( ) A tunelização é uma técnica utilizada no tratamento de defeitos de furca grau II profundo e grau III em molares inferiores. Esse tipo de terapia ressectiva pode ser indicado para molares inferiores que têm um tronco radicular curto, um amplo ângulo de separação e uma grande divergência entre as raízes mesial e distal.
( ) A hemissecção radicular implica a separação do complexo radicular e na manutenção de todas as raízes. Já a ressecção radicular implica na separação e na remoção de uma ou duas raízes de um dente multirradicular.
( ) A raiz mesiovestibular de um molar superior é a menor das três raízes e seu tronco radicular é comparativamente longo. Ela tem uma quantidade menor de osso de suporte e, uma vez hemisseccionada, o cone pode apresentar mobilidade aumentada.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
V – F – F – V.
V – V – F – F.
F – F – V – V.
F – V – V – V.
F – V – V – F.