UnirG 2015/2

A presença de glicose na urina pode ser uma indicação de diabetes ou disfunção renal. A reação entre o reativo de Fehling, que apresenta íons Cu2+ (os quais conferem cor azul), em solução básica, complexados com íons citrato, com o aldeído da glicose cor vermelha sob aquecimento, forma um precipitado de cor vermelho tijolo de acordo com a reação representada pela equação química:

Com base no teste de Fechling descrito acima, analise os itens

I. O agente oxidante é o íon Cobre II, presente no reativo de Fehling.
II. O número de oxidação (nox) do Carbono no grupo funcional do ácido carboxílico é igual a -3.
III. O precipitado vermelho tijolo indica teste de Fehling negativo, ou seja, ausência de glicose na amostra.
IV. O precipitado vermelho tijolo formado é o óxido cuproso, de fórmula Cu2O, no qual o cobre tem nox +1.


Assinale a única alternativa que apresenta apenas item(ns) correto(s):

a

I e III apenas.

b

I e IV, apenas.

c

III e IV apenas.

d

II apenas.

Ver resposta
Ver resposta
Resposta
B
Resolução
Assine a aio para ter acesso a esta e muitas outras resoluções
Mais de 250.000 questões com resoluções e dados exclusivos disponíveis para alunos aio.
Tudo com nota TRI em tempo real
Saiba mais
Esta resolução não é pública. Assine a aio para ter acesso a essa resolução e muito mais: Tenha acesso a simulados reduzidos, mais de 200.000 questões, orientação personalizada, video aulas, correção de redações e uma equipe sempre disposta a te ajudar. Tudo isso com acompanhamento TRI em tempo real.
Dicas
expand_more
expand_less
Dicas sobre como resolver essa questão
Erros Comuns
expand_more
expand_less
Alguns erros comuns que estudantes podem cometer ao resolver esta questão
Conceitos chave
Conceitos chave sobre essa questão, que pode te ajudar a resolver questões similares
Estratégia de resolução
Uma estratégia sobre a forma apropriada de se chegar a resposta correta
Depoimentos
Por que os estudantes escolhem a aio
Tom
Formando em Medicina
A AIO foi essencial na minha preparação porque me auxiliou a pular etapas e estudar aquilo que eu realmente precisava no momento. Eu gostava muito de ter uma ideia de qual era a minha nota TRI, pois com isso eu ficava por dentro se estava evoluindo ou não
Sarah
Formanda em Medicina
Neste ano da minha aprovação, a AIO foi a forma perfeita de eu entender meus pontos fortes e fracos, melhorar minha estratégia de prova e, alcançar uma nota excepcional que me permitiu realizar meu objetivo na universidade dos meus sonhos. Só tenho a agradecer à AIO ... pois com certeza não conseguiria sozinha.
A AIO utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Ver política de privacidade
Aceitar