A prática de dividir os índios – repartimiento – para que trabalhassem para os espanhóis, iniciada por Colombo, foi regulamentada pela Espanha com a instituição da encomienda.
Sobre a encomienda e as relações de trabalho que se desenvolveram nessa Instituição, é correto afirmar que
I - a encomienda consistia na entrega de um grupo de índios a um espanhol para que, por meio desse espanhol, os índios fossem evangelizados, protegidos, civilizados e, além disso, pagassem o tributo que deviam ao Rei.
II - a principal forma de trabalho indígena na encomienda foi a servidão pessoal (servidumbre personale), que consistia na prestação de serviços pessoais ao encomendero em troca do tributo, portanto, sem pagamento de salário.
III - ser proprietário de terras era condição para receber índios em encomienda, o que permitiu a formação dos grandes senhorios na América colonial.
IV - enquanto a servidão pessoal (servidumbre personale) preservava as comunidades e a cultura indígena, o sistema da mita, que era o trabalho compulsório e temporário, realizado num sistema de rodízio por indivíduos isolados, destruiu os vínculos sociais dessas comunidades.
Marque a alternativa que apresenta somente informações corretas.