A Prática Baseada em Evidências (PBE) consiste num processo de seleção de evidências, considerando a experiência do terapeuta ocupacional. As necessidades e queixas do cliente, as demandas do sistema e a melhor e mais atual evidência são combinadas e avaliadas para a integração do raciocínio clínico, analítico e científico aos processos de ação, tendo se tornado uma das competências mais importantes no repertório da Terapia Ocupacional. Qual alternativa correta no que concerne à Prática Baseada em Evidências (PBE)?
A etapa de avaliação da adequação dos procedimentos implementados consiste em uma avaliação que antecede outras fases do processo da PBE, a partir da reflexão sobre a atuação clínica.
A definição da PBE é baseada no modelo de aprendizagem autodirigido em que o terapeuta deve adotar postura de contínua aprendizagem, avaliando sua prática e buscando melhorar sua atuação clínica.
O contexto da prática baseada em evidências implica instrumentalizar terapeutas ocupacionais para se tornarem cientistas, visto que a evidência científica é um produto direcionado exclusivamente a pesquisadores e docentes.
O processo de implementação da prática baseada em evidências inclui cinco passos principais: formulação da pergunta; declaração da necessidade, metas e objetivos; intervenção e avaliação empírica; aplicação da evidência na prática e avaliação da adequação dos procedimentos implementados.