A população economicamente ativa (PEA) é a parcela da população integrada ao mercado de trabalho. Segundo os critérios estatísticos brasileiros, abrange desde as pessoas de mais de 10 anos de idade que participam do mercado de compra e venda de força de trabalho, até os desempregados. Assinale a alternativa INCORRETA sobre o mercado de trabalho e sua relação com a tecnologia, a educação e a exclusão social.
A mão de obra liberada pelo setor primário, assegurou a oferta de trabalho para a expansão da economia urbana e industrial no país.
A construção civil, a industria de transformação, o comércio e os serviços absorviam trabalhadores sem instrução ou com escolarização elementar.
A entrada da mulher no mercado de trabalho realiza-se, nas classes de renda mais baixas, sem a dissolução da organização familiar patriarcal.
Parcela significativa da população ativa feminina é obrigada a combinar o trabalho formal com a totalidade das funções domésticas. Além de receberem salários mais baixos, cumprem efetivamente uma dupla jornada de trabalho.
A baixa ou nula escolarização não interfere no nível salarial, e nem nos níveis de produtividade.