A pólvora negra é uma mistura de nitrato de sódio (NaNO3), carbono (C) e enxofre (S). O nitrato de sódio solubiza-se em água, o enxofre se dissolve em C2S. O carvão é insolúvel em ambos. Uma ordem de separação adequada a ser proposta para a obtenção dos componentes desta mistura será:
mistura da pólvora com água para a obtenção do nitrato em água por filtração simples, em seguida solubilização do enxofre em dissulfeto de carbono e filtração a vácuo e posterior recuperação do carvão na forma sólida por destilação deste sólido
mistura da pólvora com água para a obtenção do enxofre em água por filtração simples, em seguida solubilização do nitrato de sódio em dissulfeto de carbono e filtração a vácuo e posterior recuperação do carvão na forma sólida.
mistura da pólvora com dissulfeto de carbono para a obtenção do enxofre por filtração simples, em seguida solubilização do nitrato de sódio em água e filtração a vácuo e posterior recuperação do carvão na forma sólida.
Destilação do enxofre, seguida de cristalização do nitrato de sódio por ser um sal e remoção da água com carvão dissolvido.
levigação do enxofre, seguido de cristalização do sal e remoção do carvão seco.