A poluição atmosférica acontece quando o ar contém elementos nocivos à saúde que não fazem parte de forma natural dos constituintes da atmosfera. Em grande parte, estes elementos são lançados à atmosfera por ação antrópica.
Sobre os problemas ambientais atmosféricos provocados pelo homem é correto afirmar:
A inversão térmica é um fenômeno resultante da ação humana que ocorre em unicamente em centros urbanos, quando nas áreas junto à superfície o ar mais quente permanece com os poluentes sobre as cidades.
O efeito estufa é um fenômeno natural necessário para manter a temperatura constante no nosso planeta, porém, a emissão e a concentração de gases estufa emitidos por ação humana resultam em um aumento deste fenômeno, fato preocupante nos dias atuais.
Os maiores emissores de CO2 são historicamente os países subdesenvolvidos, mas a emissão de poluentes vem crescendo e, sobretudo, nos emergentes, como é o caso do Brasil, hoje o maior emitente de CO2.
O fenômeno denominado de “ilha de calor” é consequência de forte alteração no ambiente rural caracterizado pela concentração de pastagens, florestas, lavouras, além da mecanização do campo, que é grande emissora de gases.
As áreas urbanas, que apresentam maior densidade demográfica, são as únicas emissoras de gases de efeito estufa. Concentração industrial, de automóveis e produção de energia são características exclusivamente urbanas que comprovam esta tese.