A partir do fim do século XIX e, especialmente, no início do século XX, o capital financeiro passou a ter predominância no controle das atividades industriais e comerciais. Rudolf Hilferding, dentre outros, destacou-se pela análise deste fenômeno. Sobre o capital financeiro pode-se afirmar que:
I. O capital financeiro significa a unificação do capital. Os setores antigamente distintos, do capital industrial, comercial e bancário estão sob o controle da alta finança.
II. A política do capital financeiro perseguiu uma tríplice finalidade: em primeiro lugar a criação de um território tão vasto quanto possível; em segundo, a defesa deste território contra a concorrência estrangeira; em terceiro lugar, sua transformação em campo de exploração para os monopólios do país.
III. A história do capital financeiro significou o aumento da desconcentração da produção tendo como consequência o aumento da concorrência impessoal entre os bancos e a concorrência impessoal na indústria.
IV. A descolonização era a política do capital financeiro.
V. Normalmente um grande banco era o núcleo financeiro de um conjunto de empresas. Exemplo: National City Bank – Rockfeller; Standart Oil; Tobacco, Ice trust; Estradas de Ferro Gould.
Estão CORRETAS apenas as afirmativas:
I, II e III.
I, II e V.
II, III e IV.
III, IV e V.
II, III e V.