“A partir da segunda metade do século XVIII, ocorreu uma mudança radical na forma de produção, iniciada na Inglaterra e depois em outros países, como a França, a Bélgica, a Holanda, a Alemanha e os Estados Unidos da América, chamada de Primeira Revolução Industrial. No entanto, é somente a partir do século XX que surge o processo de alienação do trabalho, resultante das mudanças radicais na organização da produção fabril. Essa nova forma de produzir foi criada pelo norteamericano Henry Ford e por isso mesmo chamada de fordismo”.
(Fonte: BOLIGIAN, L.; ALVES, A. 2009, p.149. Adaptado)
Assinale a alternativa que apresenta as principais características do fordismo.
Era considerado um modo fabril caracterizado pela produção de acordo com a necessidade de demanda, a redução de estoques e a diversificação dos produtos fabricados.
Tinha como base a acumulação flexível, ou seja, a produção passava a ser feita sob demanda, com foco na redução de estoques e no aproveitamento máximo dos recursos que a empresa possuía.
Era o sistema de organização do trabalho com o qual se pretendia alcançar o máximo de produção e rendimento com o mínimo de tempo e de esforço.
Sua organização se dava por linhas de montagem ou produção, em que os trabalhadores operavam de maneira fixa e quem se deslocavam eram as esteiras rolantes, exigindo que o trabalho humano se adaptasse ao ritmo das máquinas. Por isso, era considerado de alta produtividade, com baixo uso de tempo para a produção.
Era uma forma de trabalho extremamente ágil, que exigia pouco dos trabalhadores, uma vez que, devido à padronização dos produtos fabricados, não existiam movimentos repetitivos e alienação dos operários.