A partir da segunda metade do século XVI e ao longo dos séculos XVII e XVIII, as expedições dos bandeirantes e as missões jesuíticas expandiram enormemente os limites ocidentais brasileiros determinados a Portugal pelo Tratado de Tordesilhas (1494). Sobre essa interiorização da colonização brasileira, considere as afirmativas e assinale a opção correta.
1. As bandeiras eram campanhas oficiais financiadas pelo governo português e tinham como meta principal a busca por metais preciosos. Contribuíram para essas campanhas a perda, pelos portugueses, do controle sobre o tráfico negreiro em 1648, ainda durante a União Ibérica.
2. As entradas eram campanhas resultantes da iniciativa de particulares e partiam para oeste, principalmente da capitania de Pernambuco, em busca de indígenas para a substituição dos negros nas lavouras de cana-de-açúcar, especialmente com a tomada, pelos holandeses, dos principais pontos de tráfico de escravos na costa africana.
3. As missões jesuíticas, em torno das quais foram fundadas vilas e cidades, ajudaram a desbravar o interior do Brasil, uma vez que o interesse dos colonos em escravizar os indígenas levava os jesuítas a fundar suas missões em territórios inexplorados pelos portugueses. Nas missões, além de catequizar os indígenas, os jesuítas desenvolveram várias atividades econômicas com o uso da mão de obra indígena.
4. As bandeiras de prospecção foram expedições financiadas pelo governo português com o intuito específico de conquistar novos territórios para o crescimento dos seus domínios na América. As primeiras dessas expedições partiram do Rio de Janeiro com destino ao atual estado de Goiás, permitindo o surgimento da atividade mineradora no século XVIII. Logo em seguida, direcionaramse para Minas Gerais e Mato Grosso.
Somente 1 está correta.
Somente 3 está correta.
Somente 1 e 3 estão corretas.
Somente 2 e 3 estão corretas.
Somente 2 e 4 estão corretas.