A paralisia cerebral (PC) é um distúrbio do movimento e da postura que resulta de lesão cerebral não progressiva ocorrida no período inicial do desenvolvimento infantil, podendo apresentar sintomatologia variada que caracteriza a gravidade do comprometimento motor. O paciente com paralisia cerebral apresenta persistência de alguns reflexos primitivos. Assinale a alternativa que descreve corretamente o reflexo tônico cervical assimétrico.
Um estímulo doloroso na região lombar do bebê em prono provocará a flexão do tronco para o lado estimulado.
É caracterizado pela hipertonia extensora de pescoço e tronco, levando a uma postura de hiperextensão global (opstótono).
Também conhecido como reflexo do esgrimista ou reflexo do espadachim, é mediado pela estimulação proprioceptiva dos músculos do pescoço em resposta a um movimento ativo ou passivo de rotação lateral da cabeça.
Caracteriza-se por abdução e extensão brusca de membros superiores, geralmente associado a movimento semelhante de membros inferiores e choro forte. Normalmente ocorre quando a criança apoia bruscamente suas costas em uma superfície, ou quando há movimentos da própria superfície.
A flexão súbita da cabeça produz flexão total do corpo inteiro.