Instrução: As questões de números 01 a 10 referem-se ao texto abaixo. Os destaques ao longo do texto estão citados nas questões.
\(\quad\quad\)
Práticas em prol de uma educação antirracista
\(\quad\quad\)
Por Movimento Criança Livre de Trabalho Infantil
\(\quad\quad\)
01 \(\quad\quad\) Muitos jovens abandonam a escola por não se sentirem parte do espaço escolar e não se
02 verem representados nos conteúdos abordados em sala de aula. Ao pensar a educação pela
03 perspectiva do enfrentamento do racismo estrutural, a escola ajuda na valorização da identidade
04 e das trajetórias das pessoas negras que pisam em seu chão. “Uma educação antirracista
05 compreende que vivemos em uma sociedade na qual desde muito cedo todas as crianças, negras
06 e brancas, fazem um curso de racismo. Desde muito pequenininhas, as crianças negras
07 aprendem que têm uma cor. As crianças brancas, por outro lado, crescem num ambiente em
08 que percebem que a cor não é tratada, mas acreditam numa suposta superioridade. Isso precisa
09 ser enfrentado”, diz Waldete Tristão, doutora em educação pela Universidade de São Paulo.
10 \(\quad\quad\) A Lei nº 10.639, de 2003, alterou dispositivos da Lei de Diretrizes e Bases da Educação
11 Nacional (LDB/1996), documento que organiza toda a educação básica brasileira. Fruto da
12 articulação de movimentos sociais, principalmente do Movimento Negro, o texto da lei aponta
13 que os conteúdos trabalhados na escola devem incluir “a luta dos negros no Brasil, a cultura
14 negra e formação da sociedade nacional, resgatando a contribuição do povo negro nas áreas
15 social, econômica e política pertinente à História do Brasil”. Questões importantes sobre como
16 tratar do período de escravidão, a contribuição da população negra, o mito da democracia racial,
17 os estereótipos e as afirmações equivocadas sobre os negros no país são reforçadas pelo
18 documento.
19 \(\quad\quad\) Promover esses conteúdos, apresentando a produção artística, intelectual e social negra, é
20 importante para que esses jovens criem novas referências. Isso tudo ajuda na autoidentificação
21 como potências e como indivíduos capazes. “Falar sobre a contribuição do povo negro é falar de
22 uma existência. É importante lembrar que há genocídio de jovens e adolescentes negros no
23 Brasil. Por tudo isso, afirmar a existência de crianças e jovens negros é urgente, e uma educação
24 antirracista faz muita diferença nisso”, afirma Mighian Danae, professora da Universidade
25 Internacional da Integração da Lusofonia Afro-Brasileira. A partir das diretrizes da lei, escolas e
26 professores devem construir juntos um projeto político-pedagógico que promova uma verdadeira
27 ampliação dos currículos, considerando a diversidade cultural, racial, social e econômica presente
28 na sociedade brasileira.
29 \(\quad\quad\) O envolvimento das famílias com as rotinas da escola é muito importante para o
30 fortalecimento de um ensino antirracista. Quando se fala de educação, os ambientes escolar e
31 doméstico se complementam e, por isso, quanto mais envolvidos com o dia a dia dos jovens,
32 mais benefícios todos colhem. No Colégio Equipe, da rede privada de São Paulo, um grupo de
33 pais e alunos formou uma comissão antirracista para discutir a temática racial na escola. Em
34 2020, o grupo se mobilizou e articulou uma carta, enviada à direção, que pedia a ampliação da
35 representatividade negra em toda a estrutura organizacional e docente do colégio, bem como a
36 revisão do currículo escolar, apontando a importância da cultura africana e afro-brasileira, além
37 de pedir a estruturação de uma agenda antirracista, que discuta o racismo estrutural e outras
38 formas de preconceitos. “A comissão nos ajudou e tem ajudado a ter uma dimensão maior sobre
39 o racismo. Para nós, essa iniciativa só teria um impacto maior com o envolvimento das famílias.
40 O diálogo com o colégio tem sido promissor, aberto e propositivo”, diz Claudia Rodrigues,
41 presidente da União Brasileira de Mulheres da cidade de São Paulo, mãe de aluno e integrante
42 da comissão antirracista do Colégio Equipe, de São Paulo. A gestão do colégio convidou a
43 comissão para participar das reuniões pedagógicas, junto com a equipe docente. “Nosso objetivo
44 é atuar no enfrentamento do racismo estrutural de forma coletiva, e esse é o único caminho. O
45 envolvimento da comunidade escolar é benéfico para todos, e os aprendizados dessas ações
46 saem dos muros da instituição”, destaca Cláudia.
\(\quad\quad\)
(Disponível em: https://livredetrabalhoinfantil.org.br/o-que-e-educacao-antirracista/– texto adaptado especialmente para esta prova).
A palavra “racismo” é decorrente do processo de formação de palavras denominado:
Derivação.
Composição.
Redução.
Hibridismo.
Onomatopeia.