A padronização sempre foi um dos maiores problemas em todas as indústrias, e não poderia ser diferente no mercado de redes. No início dos anos 1980, houve um considerável crescimento na área de redes; porém, havia o problema da quantidade de padrões existentes, ou seja, cada fabricante possuía suas soluções com um padrão proprietário, o que obrigava o cliente a adotar as soluções fechadas de um único fabricante, visto que as soluções de diferentes fabricantes não interoperavam. Em razão desta dificuldade, os maiores fabricantes e representantes da indústria se reuniram em uma comissão especial da ISO e, após alguns meses de estudo, criaram o modelo OSI. Em relação às camadas do modelo OSI, assinale a afirmativa correta.
Sessão: tem a função de traduzir formatos e sintaxes, para que possam ser compreendidos pelos dois subsistemas que estão se comunicando.
Física: é dividida em duas subcamadas – LLC e MAC. A subcamada LLC realiza o controle lógico da conexão, como controle de erros e de fluxo; enquanto a subcamada MAC faz o controle de acesso ao meio.
Apresentação: uma das suas principais funções é sincronizar o diálogo, ou seja, a recepção com a transmissão. Além disso, essa camada tem a capacidade de recuperar conexões de transporte sem perder a conexão.
Rede: é encarregada do envio das mensagens fim a fim. Opera, basicamente, com endereços de rede, que são globais por natureza, como o endereço IP. É responsável pelo roteamento dos dados, ou seja, o encaminhamento dos pacotes pela rede; é completamente independente do meio de transmissão e garante o roteamento dos pacotes por redes heterogêneas. TCP e UDP são exemplos de protocolos da camada de rede.
Transporte: é responsável por realizar a troca de pacotes entre os sistemas que estão se comunicando sem se preocupar com o roteamento, que é executado pela camada rede. Essa camada faz o controle de fluxo no caso de o receptor da mensagem não ter conseguido tratar a mensagem ou, se necessário, controla retransmissões devido à perda de mensagens. As conexões de transporte podem ser baseadas em serviços orientados à conexão e não orientados à conexão.