Instrução: As questões de números 01 a 10 podem se referir ao texto abaixo. Os destaques ao longo do texto estão citados nas questões.
Educação e Cultura Escolar
Por Giuliano Freitas
01 ____ Ao iniciar um estudo acerca da Cultura Escolar é importante relembrar as especificidades
02 da cultura nas sociedades. Tudo que é adquirido historicamente, ou que cresce e se transforma
03 dentro de uma sociedade, que se manifesta através de hábitos, valores, pensamentos e formas
04 de organizar e desenvolver os espaços sociais pode ser denominado cultura.
05 ____ Na escola não é diferente, é necessário que ela tenha um espaço organizado, e que além
06 da característica comum de toda instituição de ensino, a de transmitir conhecimentos
07 sistematizados, ela precisa ser autora de um jeito próprio de ser e de manifestar seus hábitos e
08 valores. Dessa forma, cada instituição escolar deve buscar um jeito próprio de caminhar, de ver
09 o educando, e de transmitir-lhe seus costumes e seus valores, daí a necessidade de adequar-se
10 à filosofia da escola.
11 ____ A Cultura escolar liga-se fortemente à filosofia da escola, ou seja, sua missão, e é ela que
12 dirá como a escola vê o educando no processo educativo e sua projeção para a vida social e
13 intelectual. A Legislação Educacional, a elaboração do Projeto Político Pedagógico, as abordagens
14 de ensino, o público que se deseja alcançar e as metas pedagógicas e administrativas, todos
15 esses fatores dependem das estratégias abordadas na formação da cultura a qual a instituição
16 deseja formar.
17 ____ A cultura do “vestibular”, por exemplo, vai de encontro com uma filosofia escolar
18 mecanicista; a metodologia aplicada nessa escola será aquela de fazer com que o aluno passe
19 no vestibular, que seja bem colocado e que, acima de tudo, eleve o nome da instituição que o
20 projetou, muitos exercícios, muita prática e pouca teoria. Sem dúvida alguma, essa é a sua
21 cultura, portanto, sua missão. Todavia, vale-se da análise do cliente que a procura, se sua
22 intenção maior é passar no vestibular – é essa sua instituição.
23 ____ Agora, se a escola é focada na “educação integral”, sua missão compreenderá que o
24 educando deve ser visto como ser completo com necessidades múltiplas. Portanto, essa escola
25 terá eminentemente uma abordagem mais complexa, com o intuito de atender às mais distintas
26 necessidades do seu aluno. Seu currículo terá como requisito básico a abordagem dos temas
27 transversais e uma abordagem pedagógica que o aluno possa interagir com teoria, prática e
28 experiências coletivas.
29 ____ Diante dos fatos mencionados, pode-se dizer que, da missão escolar saem seus valores,
30 e sua política tem suas origens nos valores, de onde saem seus objetivos e suas estratégias de
31 ensino. Daí o ponto de partida, escolher a escola ideal é fazer uma breve análise de sua história,
32 é entender sua cultura, sua missão, sua filosofia, pesando seus objetivos e a aplicabilidade do
33 ensino diante das especificidades e necessidades sociais.
(Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/educacao – Texto adaptado especialmente para esta prova).
A ortografia é o sistema de representação convencional de uma língua na sua vertente escrita. A língua portuguesa, como ocorre com qualquer outra, conheceu diversas propostas ortográfica até chegar a atual. Considerando o sistema ortográfico oficial vigente, analise as assertivas abaixo:
I. O alfabeto português consta fundamentalmente de 26 letras.
II. A letra ‘H’ é, evidentemente, uma consoante; sendo um fonema que, em razão da etimologia e da tradição escrita do nosso idioma, conserva-se no princípio de várias palavras e no fim de algumas interjeições.
III. As letras ‘K’, ‘W’ e ‘Y’ têm vários empregos em vocábulos que constituem a língua portuguesa, como, por exemplo, em abreviaturas e símbolos e em palavras estrangeiras de uso internacional.
Quais estão corretas?
Apenas I.
Apenas I e II.
Apenas I e III.
Apenas II e III.
I, II e III.