A Organização para a Proibição das Armas Químicas (OPAQ) foi a escolhida para o Nobel da Paz de 2013. No comunicado divulgado em Oslo, o Comitê Nobel Norueguês justifica a inesperada escolha com o “extenso trabalho” desta organização intergovernamental “para a eliminação das armas químicas”. Desde a entrada em vigor da Convenção para a Proibição das Armas Químicas, em 1997, 80% dos arsenais existentes no mundo foram eliminados, segundo cálculos da própria organização.
(http://www.publico.pt/mundo/noticia/organizacao-para-aproibicao- das-armas-quimicas-apontada-como-vencedorado- nobel-da-paz-1608780)
Analise as afirmativas a seguir, relacionadas aos temas envolvidos na notícia acima:
I. Um dos principais motivos da premiação foi conferir maior prestígio internacional à OPAQ e, assim, forçar o governo da Síria a aceitar que a Organização inspecione seus arsenais.
II. A Organização para a Proibição das Armas Químicas – OPAQ – é formada por todos os países que ratificaram a Convenção para a Proibição das Armas Químicas.
III. A partir da Convenção, os países membros da OPAQ somente podem desenvolver, produzir, adquirir, armazenar, reter e transferir armas químicas com o seu consentimento.
IV. Após a ratificação da Convenção, Estados Unidos e Rússia, como principais membros da OPAQ, e a título de exemplo, destruíram todos os seus arsenais de armas químicas.
V. A OPAQ é uma organização internacional independente que trabalha em cooperação com a Organização das Nações Unidas – ONU.
São CORRETAS apenas as afirmativas:
I e II.
III e IV.
IV e V.
II e V.
I e III.