A Organização Mundial da Saúde define os determinantes sociais da saúde como as condições sociais em que as pessoas vivem e trabalham. Já o Documento Técnico da Conferência Mundial sobre os Determinantes Sociais, realizada em 2011 no Rio de Janeiro, "designa como as condições sociais nas quais os indivíduos nascem, crescem, vivem, trabalham e envelhecem, as quais são responsáveis pelas enormes diferenças na situação de saúde entre países e entre os grupos populacionais no interior deles, diferenças essas que, por serem injustas e evitáveis, são denominadas iniquidades em saúde".
(PAIM, Jairnilson Silva; ALMEIDA FILHO, Naomar de (orgs). Saúde Coletiva: Teoria e prática. Rio de Janeiro: MedBook, 2014)
Sobre os Determinantes Sociais em Saúde, está correto o que se afirma em:
o estilo de vida das pessoas é determinante biológico que pode ser modificado com políticas públicas.
a idade, o sexo e os fatores hereditários são considerados determinantes biológicos e sociais da saúde.
os determinantes sociais da saúde que não podem ser modificados pela ação humana são representados pelo estilo de vida dos indivíduos e, apesar de resultarem de escolhas pessoais, essas escolhas sofrem forte influência de determinantes culturais, econômicos, acesso a informações, etc.
a construção da equidade em saúde exige a contribuição de todos os setores do governo, de todos os segmentos da sociedade e da comunidade internacional em ações sobre os determinantes sociais, organizados por políticas públicas baseadas em evidências.
as intervenções sobre os Determinantes Sociais em Saúde no combate às iniquidades em saúde podem ser entendidas como programas de curto prazo.