“A Ordem da Guerra Fria presidiu o sistema internacional de Estados entre 1947 e 1989 (período no qual) o cenário internacional adquiriu uma geometria bipolar (que) coagulou (...) em torno das superpotências do pós-guerra: os Estados Unidos e a União Soviética. A rivalidade entre elas expressou-se como concorrência estratégica e militar e como contraposição ideológica de modelos de organização social e econômica”.
MAGNOLI, Demétrio; ARAUJO, Regina. Projeto de Ensino de Geografia. São Paulo: Moderna, 2000.
A Ordem Bipolar foi substituída por uma Nova Ordem Mundial, que, dentre outras características e tendências, apresenta
I – redefinições do papel da União Européia, cujo embrião fora criado pelo Plano Schumann para romper a lógica conflitiva e desestabilizadora, entre Estados Nacionais da Europa Ocidental.
II – a contradição entre fortes tendências à regionalização de amplas áreas, com o surgimento de blocos econômicos supranacionais, e a globalização, integrando os mercados mundiais, ambos processos excludentes, pois os megablocos são um empecilho à total integração econômica mundial.
III – a perda de hegemonia dos EUA na Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), cuja razão de ser foi extinta, uma vez que países do antigo ‘mundo socialista’ cada vez mais se aproximam da Europa Ocidental, inclusive com claras intenções de ingressar na União Européia.
É correto o que se afirma apenas em
I e II.
II e III.
I e III.
II.
I.