“A Ordem da Cavalaria surgiu como consequência da formação de uma classe de guerreiros privilegiados, já a partir do século VII, e se manteve forte até que a arte da guerra se modificou no final da Idade Média, por volta dos séculos XIV-XV.”
(MICELI, P. O feudalismo. 3 ed. Campinas: Atual, 1988. p. 43)
Com base na existência desta classe de guerreiros na Idade Média, é CORRETO afirmar que:
O surgimento da Ordem da Cavalaria no século VII foi inspirado nos heróis míticos gregos e seus feitos contra o mal e a injustiça.
O papado via a Ordem da Cavalaria com desconfiança, embora tolerasse a sua existência por temor da população em geral que aclamava os cavaleiros como heróis.
Para se tornar um cavaleiro era necessária a indicação de um arquiduque sendo, portanto, este grupo de nobres o mais beneficiado com a Ordem da Cavalaria.
O período de maior poderio dos cavaleiros aconteceu entre os séculos XI e XII, quando a Igreja concedeu à cavalaria um caráter quase religioso.
Os vassalos mais pobres rechaçavam os cavaleiros da Ordem por achar que se tratavam de meros vigilantes da alta nobreza, favorecendo o espólio, a exploração tributária e a resistência a uma sociedade mais inclusiva.