“[...] a oportunidade para o bandeirante emergir como verdadeiro símbolo capaz de solucionar os conflitos que desafiavam a nação surgiu na crise da virada dos anos 1930. O movimento militar de 1930, liderado por Minas e Rio Grande do Sul, derrubou o presidente Washington Luis, representante da oligarquia paulista, e alçou ao poder Getúlio Vargas. Contrariados, grupos políticos de São Paulo formaram a Frente Única, apelando para a luta armada pela volta ao regime constitucionalista. Em 9 de julho de 1932, lançaram-se em combates para a derrubada do governo Vargas.
Para convencer a sociedade de que desafiava a ditadura em nome da unidade nacional, nada melhor que resgatar o velho mito. Os bandeirantes voltam ao centro dos discursos políticos. Com suas virtudes já consolidadas – coragem, audácia, honra e rigor moral – um símbolo capaz de congregar o povo paulista. No recrutamento dos cidadãos para pegar em armas, convinha omitir a divisão de classes e os interesses de grupos. Uma causa maior se levantava, e ela tinha o irresistível apelo de um herói histórico.”
ABUD, K. Maria. Paulistas, uni-vos! Somos todos bandeirantes. Dossiê Bandeirantes. Revista de História. Biblioteca Nacional: RJ, 1 jul. 2008.
Considerando o texto de Abud e a tela de Falco, que representam o tema do bandeirantismo e bandeirantes no Brasil, analise as proposições:
I. A glorificação dos bandeirantes surgiu no século XIX com os viajantes europeus dentre eles Saint Hilaire que visitou o Brasil entre 1816 – 1822 e os considerou uma raça de gigantes.
II. O texto de Abud e a tela de Falco permitem considerar e reforçar a ideia de que a história é filha de seu tempo, justificando as razões pelas quais se criam os heróis, os mitos.
III. As imagens míticas e heroicas dos bandeirantes se relacionam à criação da imagem de uma epopeia terrestre associada à epopeia dos descobrimentos marítimos portugueses e da imagem da mestiçagem como elemento fundador do herói nacional. O bandeirante, mestiço, se torna o herói desbravador.
IV. A exaltação dos ‘jeitos’ dos bandeirantes cristalizou uma imagem de homens cultos, ricos e heróis da pátria, ainda aceita pela sociedade brasileira.
A alternativa com o(s) número(s) romano(s) da(s) proposição(ões) correta(s) está(ão) é:
Apenas os itens I e II.
Apenas os itens II e III.
Apenas os itens I, II e IV.
Apenas o item II.
Apenas os itens III e IV.