A ocupação do continente americano por parte de espanhóis e de portugueses, bem como a manutenção desses territórios coloniais, deu-se em diversas frentes. Uma delas foi diplomática, com a assinatura de bulas e de tratados, normalmente mediados pela Igreja Católica.
Assinale a alternativa que explica corretamente esses acordos.
Com a bula Aeterni Regis, de 1481, Portugal garantiu a posse do que hoje é o Nordeste brasileiro; essa bula iniciou um longo período de ajustes nos territórios coloniais.
A bula Inter coetera, publicada em 1493, fixou o que seria domínio português e espanhol no chamado Novo Mundo, traçando uma linha imaginária a cem léguas a ocidente de Cabo Verde.
O Tratado de Tordesilhas, acordado em 1494, foi o primeiro a garantir posses portuguesas e espanholas no ocidente, traçando uma linha imaginária a trezentas léguas a oeste da ilha de Santo Antão.
No Primeiro Tratado de Santo Idelfonso, assinado em 1777, foram resolvidos problemas coloniais ao sul do território espanhol na América, com a Espanha cedendo a Colônia do Sacramento e os Sete Povos das Missões a Portugal.
Por meio do Tratado de Badajoz, em 1801, Portugal cedeu metade do que hoje são os estados do Pará e do Amapá para os espanhóis, que na época estavam em coligação com a Inglaterra para a colonização do continente.