USF 2013/2

A noite dissolve os homens

A Portinari

 

A noite desceu. Que noite!

Já não enxergo meus irmãos.

E nem tampouco os rumores

Que outrora me perturbavam.

A noite desceu. Nas casas,

nas ruas onde se combate,

nos campos desfalecidos,

a noite espalhou o medo

e a total incompreensão.

A noite caiu. Tremenda,

sem esperança... Os suspiros

acusam a presença negra

que paralisa os guerreiros.

E o amor não abre caminho

na noite. A noite é mortal,

completa, sem reticências,

a noite dissolve os homens,

diz que é inútil sofrer,

a noite dissolve as pátrias,

apagou os almirantes

cintilantes! nas suas fardas.

A noite anoiteceu tudo...

O mundo não tem remédio...

Os suicidas tinham razão.

 

Aurora,

entretanto eu te diviso, ainda tímida,

inexperiente das luzes que vais acender

e dos bens que repartirás com todos os homens.

Sob o tímido véu de raivas, queixas e humilhações,

adivinho-te que sobes, vapor róseo, expulsando a treva noturna.

O triste mundo fascista se decompõe ao contato de teus dedos,

teus dedos frios, que ainda não se modelaram

mas que avançam na escuridão como um sinal verde e peremptório.

Minha fadiga encontrará em ti o seu termo,

minha carne estremece na certeza de tua vinda.

O suor é um óleo suave, as mãos dos sobreviventes se enlaçam,

os corpos hirtos adquirem uma fluidez,

uma inocência, um perdão simples e macio...

Havemos de amanhecer. O mundo

se tinge com as tintas de antemanhã

e o sangue que escorre é doce, de tão necessário

para colorir tuas pálidas faces, Aurora.

Andrade, Carlos Drummond de, 1902-1987. “Sentimento do mundo” / Carlos Drummond de Andrade – 1ªed. – São Paulo: Companhia

das Letras, 2012.

Assinale a incorreta no que se refere ao poema de Drummond, considerando o contexto em que foi produzido.

a

É nítida a divisão do poema em duas partes distintas; uma, em que o eu lírico prega seu medo e sua desesperança; e outra, em que ele define o ressurgimento do direito de sonhar e de viver em paz.

b

A noite é metáfora de momentos turbulentos pelos quais não apenas passa o eu lírico, mas a sociedade que o cerca, gerando uma desestruturação geral, como pode ser exemplificado nos versos: “[...] A noite é mortal,/ completa, sem reticências,/ a noite dissolve os homens, / diz que é inútil sofrer,/ a noite dissolve as pátrias, [...]”.

c

O jogo antitético noite/aurora afasta e aproxima as duas faces distintas do poema, à medida que o medo, representado simbolicamente pela noite, sufoca e cega o eu lírico e o empurra ao sentido de vazio. Já a aurora é a metáfora do ressurgimento da esperança, ainda que tateando em meio a um terreno inóspito e desacostumado à luz das novas possibilidades de reconstrução.

d

O sofrimento, advindo da noite e de tudo o que ela representa, tem seu aspecto positivo destacado, pois é em nome dele que o homem se transforma para melhor e torna-se apto a desenvolver-se, apesar do meio cruel em que está inserido. A capacidade de adaptação do ser humano à dor e ao sofrimento pode ser considerada o tema da poética drummondiana, não apenas desta fase, mas de todas as suas produções.

e

O surgimento da Aurora, a quem o eu lírico se dirige com certa intimidade, remete igualmente ao surgimento de novos ideais e de novas fontes de esperança que se desenham ao seu entorno. Este poema representa a possibilidade de recuperação da alma humana, que se desespera, mas se recompõe de forma confiante. Sob esta perspectiva, tudo o que aconteceu no passado não foi em vão, já que trouxe novo significado aos momentos futuros, como podemos inferir dos versos finais, “[...] Havemos de amanhecer. O mundo / se tinge com as tintas da antemanhã / e o sangue que escorre é doce, de tão necessário/ para colorir tuas faces pálidas, aurora.” 

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D
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