A mostra Largo do Paissandu – Onde o Circo se Encontra reúne tudo o que de mais sagrado ocorreu em quase dois séculos de picadeiro brasileiro. Foi um trabalho que teve início há pouco mais de dez anos, graças à iniciativa da ex–acrobata e atual pesquisadora da arte circense, Verônica Tamaoki, e cujo incentivo tem sido fundamental para preservar a memória do circo, tão importante quanto relegada pelos poderes públicos. Da chegada das primeiras famílias circenses européias, em 1831, que iniciaram um processo de mestiçagem com os artistas locais e nossa cultura popular, aos figurinos e registros fotográficos de artistas que se consagraram sob as lonas, como o palhaço Piolin, o visitante pode ter uma idéia muito clara da importância que o circo, especialmente o de origem familiar, já teve no país.
O Estado de S. Paulo. Caderno 2, 16/7/ 2008 (com adaptações).
A mostra Largo do Paissandu – Onde o Circo se Encontra ressalta a importância que o circo já teve no passado e demonstra que
a cultura popular e a arte circense são manifestações artísticas que apresentam origens distintas uma da outra.
o patrimônio histórico do circo é atualmente irrelevante para a preservação da cultura popular brasileira.
a preservação da memória do circo no Brasil independe da contribuição das famílias que participaram de sua criação no país.
as famílias circenses europeias, juntamente com os artistas e o ambiente de nossa cultura popular, foram responsáveis pelo surgimento do circo no Brasil.
a transmissão oral da tradição circense, passada de família a família, apesar de historicamente importante, impede que essa memória seja devidamente preservada.
A questão pede para identificar o que a mostra sobre o circo demonstra, além de ressaltar sua importância passada. A resposta está na análise cuidadosa do texto fornecido.
1. Leitura e Compreensão do Texto: O texto descreve a exposição "Largo do Paissandu – Onde o Circo se Encontra", que celebra a história do circo brasileiro. Ele menciona a iniciativa de preservação da memória circense por Verônica Tamaoki e lamenta o descaso do poder público.
2. Identificação da Origem do Circo Brasileiro: O ponto crucial para responder à questão está na frase: "Da chegada das primeiras famílias circenses européias, em 1831, que iniciaram um processo de mestiçagem com os artistas locais e nossa cultura popular [...]". Esta frase indica claramente como o circo se desenvolveu no Brasil: através da mistura (mestiçagem) entre as tradições circenses europeias, os artistas brasileiros e a cultura popular local.
3. Análise das Alternativas:
4. Conclusão: A alternativa D é a única que reflete corretamente a informação do texto sobre a formação do circo brasileiro a partir da interação entre elementos europeus e locais (artistas e cultura popular).
Portanto, a resposta correta é a D.
Interpretação de Texto:
Habilidade de ler um texto e compreender suas ideias principais, argumentos, informações específicas e a relação entre elas. Envolve identificar o tema central, localizar informações explícitas e fazer inferências baseadas no conteúdo.
Identificação de Relações Culturais:
Compreensão de como diferentes culturas interagem e se influenciam. No contexto da questão, entender o conceito de "mestiçagem" cultural, que significa a mistura ou fusão de diferentes elementos culturais (neste caso, tradições circenses europeias com artistas e cultura popular brasileira) para formar algo novo.
Patrimônio Cultural:
Reconhecimento do valor histórico e cultural de manifestações artísticas como o circo e a importância de sua preservação para a memória coletiva de um povo.