A modernização do campo brasileiro passou a requerer todo um aparato tecnológico, baseado numa logística empresarial que requer altos investimentos públicos e privados em infraestrutura para dar suporte à produção agrícola voltada à exportação. A localização geográfica de Mato Grosso no centro da América do Sul e no contexto do MERCOSUL faz com que o Estado faça parte do conjunto de planejamento na modalidade dos transportes traçados pelo Estado brasileiro para dar suporte a essa nova demanda do agronegócio.
(MORENO & HIGA, 2005).
No contexto do planejamento dos transportes em Mato Grosso e que fazem parte dos chamados eixos de integração e desenvolvimento nacional, assinale a alternativa incorreta.
Faz parte desse planejamento o corredor Centro-Sudeste, interligando Mato Grosso a São Paulo, com acesso ao porto de Santos. Nesse projeto está a construção da Ferronorte.
A hidrovia Paraguai-Paraná constitui uma das propostas para promover o transporte de grãos da região e a integração com os países do Mercosul.
O Corredor Noroeste é a hidrovia Madeira- Amazonas. Nesse corredor é transportada a soja em grãos produzida na Chapada dos Parecis, em Mato Grosso e na região de Vilhena-RO.
O eixo Norte-Sul é composto pela BR 101 e constitui uma importante via de transporte da soja produzida no sul de Mato Grosso para o porto de Santarém-PA.
O corredor Centro-Norte é composto pela hidrovia do Rio das Mortes-Araguaia- Tocantins. Esse modal objetiva favorecer o escoamento da produção de grãos na região leste do Estado.