A modernização da agricultura brasileira iniciou-se na década de 1950 e intensificou-se na década seguinte com a implantação do setor industrial voltado para a produção de equipamentos e insumos para a agricultura.
Disponível em: <http://www.cptl.ufms.br/revista-geo/jodenir.pdf>. Acesso em: junho de 2012. (adaptado).
Vários fatores contribuíram para a modernização agrícola brasileira, que também provocou uma série de consequências, como
a substituição dos trabalhadores rurais pelo uso intensivo de equipamentos e técnicas revolucionárias na produção, que tornaram o produtor independente dos fatores ambientais e dependente da indústria agrícola.
a ampliação dos impactos ambientais, sobretudo causados pelo uso de produtos tóxicos sem os cuidados necessários, embora a utilização de agrotóxicos tenha possibilitado o aumento da produção de alimentos, destinados, principalmente, ao abastecimento interno.
a necessidade de contratação da mão de obra cada vez mais qualificada, que reduziu drasticamente o lucro dos produtores rurais, pois os salários pagos a estes novos trabalhadores eram bem superiores aos salários pagos aos trabalhadores não qualificados que foram dispensados.
a grande concentração de terras nas mãos de poucos produtores, o que tem gerado imensos conflitos no campo, buscando a Reforma Agrária como uma forma de democratizar o acesso à terra.