UFU 2012/2

A MENTE É COMPORTAMENTO

Ao contrário de algo imaterial ou de algum tipo de evento interno, os processos mentais seriam, para o Behaviorismo Radical, relações comportamentais

 

Existem duas ideias comumente associadas ao Behaviorismo. A primeira delas é a

de que o Behaviorismo seria uma psicologia da caixa-preta, de acordo com a qual não seria

possível estudar o que ocorre no mundo mental, já que este mundo seria inacessível à

Ciência empírica. A única alternativa que restaria, na tentativa de explicar o comportamento,

5 seria analisar as relações entre estímulos e respostas, estas sim observáveis. Neste caso, o

“Behaviorismo caixa-preta” consistiria numa Psicologia dualista e incompleta, pois assumiria

que, além de existir um mundo mental inalcançável (daí o dualismo), este mundo não seria

passível de tratamento científico e, portanto, a Psicologia deveria resignar-se ao estudo de

estímulo-resposta (daí a incompletude).

10 A segunda ideia usualmente agregada ao Behaviorismo é a de que este seria uma

Psicologia sem mente; uma abordagem cujo propósito seria, de certo modo, justamente

eliminar da Psicologia o seu próprio prefixo. Há aqui a tese do “Behaviorismo eliminativista”:

a mente seria um engodo, uma anomalia linguística. O que de fato existe e que, por isso, é o

que deve ser estudado na Psicologia são relações estímulo-resposta.

15 É importante notar que, aliada tanto ao Behaviorismo caixa-preta quanto ao

Behaviorismo eliminativista, há a crítica da simplificação: qualquer que seja o seu

posicionamento acerca da mente, o Behaviorismo peca por tentar reduzir a complexidade do

comportamento humano a meras relações estímulo-resposta.

Ora, se não há mente ou se ela é algo inalcançável pela Ciência, e se estas são as

20 duas teses associadas ao Behaviorismo, como, então, seria possível propor uma análise

behaviorista da mente?

Há, porém, uma terceira alternativa, e é sobre esta que discorreremos neste ensaio.

O Behaviorismo Radical assume como uma de suas tarefas fundamentais o

desenvolvimento de uma explicação alternativa da vida mental. Ou seja, o Behaviorismo

25 Radical não elimina os fenômenos classificados como “mentais”, mas os analisa a partir da

perspectiva comportamental. Em síntese, a análise behaviorista radical pretende mostrar

que a mente é comportamento. Essa tese nos coloca a primeira questão: se a mente é

comportamento, então o que seria comportamento?

Em linhas gerais, o comportamento é definido, na perspectiva behaviorista radical,

30 como a relação entre as ações do sujeito e o ambiente. Mas essa definição nos leva a mais

perguntas. O que é ambiente? Ambiente é qualquer evento no universo capaz de afetar o

sujeito. Essa afetação, por sua vez, consiste em modificar de alguma forma as suas ações.

Algo como um choque, pode gerar resposta de retração da mão que acidentalmente tocou

um fio desencapado.

35 Afetar o sujeito significa modificar o seu comportamento de alguma forma. É

importante ressaltar que o ambiente não é necessariamente o que circunda o sujeito, não é

o que está fora de sua pele. O próprio sujeito pode ser ambiente para suas ações. A

existência de um dente inflamado pode aumentar a probabilidade de que o sujeito vá ao

dentista. Isto é, a dor de dente pode mudar o comportamento do sujeito e, por conta desse

40 fato, também é, por definição, ambiente.

A outra questão referente à definição de comportamento diz respeito à ação. O que é

ação? A ação é o que o sujeito faz e “fazer” indica uma atividade que está sendo realizada

num dado intervalo de tempo. Mas não é uma atividade qualquer. É a atividade do sujeito

cuja principal característica é o agir sobre e interagir com o ambiente. A ação não é mero

45 movimento. Aliás, pode implicar justamente o contrário. Numa situação em que duas

crianças estão disputando para ver quem pisca primeiro, a ausência do piscar – ou seja, de

movimento das pálpebras – também é ação.

O que define a ação é a sua função e não a sua forma. E mais: a função só é

encontrada quando se analisa a relação entre a ação do sujeito e o contexto em que ela

50 ocorre. No exemplo da brincadeira, o contexto era constituído, em parte, pela regra do jogo:

quem piscar primeiro, perde. A ação de não piscar das crianças só faz sentido à luz dessa

regra. Em outros termos, nós só entenderíamos o que as duas crianças estão fazendo – o

que significa conhecer a função de suas ações – se soubéssemos a regra da brincadeira

que está controlando o comportamento de ambas naquele momento.

55 Um ponto central da definição behaviorista radical do comportamento é que os dois

eventos que o compõem só são definíveis quando postos em relação. O ambiente é

qualquer evento no universo que modifica a ação, e as ações são atividades do sujeito

definidas em função do contexto ambiental. É por isso que o comportamento é

essencialmente um fenômeno relacional.

60 Outro ponto importante da definição de comportamento está em seu caráter

dinâmico. O comportamento é um processo contínuo, um fluxo de atividade que nunca

cessa: o nosso comportamento só cessará quando deixarmos de interagir com o mundo.

Somente a morte é capaz de providenciar a ocorrência plena dessa condição. Sendo assim,

o comportamento é definido pelo Behaviorismo Radical como o processo contínuo de

65 relação entre o ambiente e as ações do sujeito.

É imprescindível ressaltar que essa definição de comportamento em nada equivale à

simplificação pejorativa do fenômeno a uma mera relação estímulo-resposta sobre a qual

falamos no início deste ensaio. As relações comportamentais não se reduzem

necessariamente a unidades estímulo-resposta cujas características seriam ditadas pelas

70 propriedades físicas dos eventos e não pelas relações funcionais entre eles.

ZILIO, Carlos. A mente é comportamento. Filosofia. Ano VI, ed. 63, set. 2012. p. 47-49. (Adaptado)

[...] o Behaviorismo Radical não elimina nem condena ao ostracismo científico os fenômenos classificados como “mentais”, mas os analisa a partir da perspectiva comportamental. (linhas 24-26)
No trecho acima, o termo em destaque estabelece, com a ideia anterior, relação de

a

explicação.

b

correlação

c

oposição.

d

descrição.

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Resposta
C
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