A MENTE É COMPORTAMENTO
Ao contrário de algo imaterial ou de algum tipo de evento interno, os processos mentais seriam, para o Behaviorismo Radical, relações comportamentais
Existem duas ideias comumente associadas ao Behaviorismo. A primeira delas é a
de que o Behaviorismo seria uma psicologia da caixa-preta, de acordo com a qual não seria
possível estudar o que ocorre no mundo mental, já que este mundo seria inacessível à
Ciência empírica. A única alternativa que restaria, na tentativa de explicar o comportamento,
5 seria analisar as relações entre estímulos e respostas, estas sim observáveis. Neste caso, o
“Behaviorismo caixa-preta” consistiria numa Psicologia dualista e incompleta, pois assumiria
que, além de existir um mundo mental inalcançável (daí o dualismo), este mundo não seria
passível de tratamento científico e, portanto, a Psicologia deveria resignar-se ao estudo de
estímulo-resposta (daí a incompletude).
10 A segunda ideia usualmente agregada ao Behaviorismo é a de que este seria uma
Psicologia sem mente; uma abordagem cujo propósito seria, de certo modo, justamente
eliminar da Psicologia o seu próprio prefixo. Há aqui a tese do “Behaviorismo eliminativista”:
a mente seria um engodo, uma anomalia linguística. O que de fato existe e que, por isso, é o
que deve ser estudado na Psicologia são relações estímulo-resposta.
15 É importante notar que, aliada tanto ao Behaviorismo caixa-preta quanto ao
Behaviorismo eliminativista, há a crítica da simplificação: qualquer que seja o seu
posicionamento acerca da mente, o Behaviorismo peca por tentar reduzir a complexidade do
comportamento humano a meras relações estímulo-resposta.
Ora, se não há mente ou se ela é algo inalcançável pela Ciência, e se estas são as
20 duas teses associadas ao Behaviorismo, como, então, seria possível propor uma análise
behaviorista da mente?
Há, porém, uma terceira alternativa, e é sobre esta que discorreremos neste ensaio.
O Behaviorismo Radical assume como uma de suas tarefas fundamentais o
desenvolvimento de uma explicação alternativa da vida mental. Ou seja, o Behaviorismo
25 Radical não elimina os fenômenos classificados como “mentais”, mas os analisa a partir da
perspectiva comportamental. Em síntese, a análise behaviorista radical pretende mostrar
que a mente é comportamento. Essa tese nos coloca a primeira questão: se a mente é
comportamento, então o que seria comportamento?
Em linhas gerais, o comportamento é definido, na perspectiva behaviorista radical,
30 como a relação entre as ações do sujeito e o ambiente. Mas essa definição nos leva a mais
perguntas. O que é ambiente? Ambiente é qualquer evento no universo capaz de afetar o
sujeito. Essa afetação, por sua vez, consiste em modificar de alguma forma as suas ações.
Algo como um choque, pode gerar resposta de retração da mão que acidentalmente tocou
um fio desencapado.
35 Afetar o sujeito significa modificar o seu comportamento de alguma forma. É
importante ressaltar que o ambiente não é necessariamente o que circunda o sujeito, não é
o que está fora de sua pele. O próprio sujeito pode ser ambiente para suas ações. A
existência de um dente inflamado pode aumentar a probabilidade de que o sujeito vá ao
dentista. Isto é, a dor de dente pode mudar o comportamento do sujeito e, por conta desse
40 fato, também é, por definição, ambiente.
A outra questão referente à definição de comportamento diz respeito à ação. O que é
ação? A ação é o que o sujeito faz e “fazer” indica uma atividade que está sendo realizada
num dado intervalo de tempo. Mas não é uma atividade qualquer. É a atividade do sujeito
cuja principal característica é o agir sobre e interagir com o ambiente. A ação não é mero
45 movimento. Aliás, pode implicar justamente o contrário. Numa situação em que duas
crianças estão disputando para ver quem pisca primeiro, a ausência do piscar – ou seja, de
movimento das pálpebras – também é ação.
O que define a ação é a sua função e não a sua forma. E mais: a função só é
encontrada quando se analisa a relação entre a ação do sujeito e o contexto em que ela
50 ocorre. No exemplo da brincadeira, o contexto era constituído, em parte, pela regra do jogo:
quem piscar primeiro, perde. A ação de não piscar das crianças só faz sentido à luz dessa
regra. Em outros termos, nós só entenderíamos o que as duas crianças estão fazendo – o
que significa conhecer a função de suas ações – se soubéssemos a regra da brincadeira
que está controlando o comportamento de ambas naquele momento.
55 Um ponto central da definição behaviorista radical do comportamento é que os dois
eventos que o compõem só são definíveis quando postos em relação. O ambiente é
qualquer evento no universo que modifica a ação, e as ações são atividades do sujeito
definidas em função do contexto ambiental. É por isso que o comportamento é
essencialmente um fenômeno relacional.
60 Outro ponto importante da definição de comportamento está em seu caráter
dinâmico. O comportamento é um processo contínuo, um fluxo de atividade que nunca
cessa: o nosso comportamento só cessará quando deixarmos de interagir com o mundo.
Somente a morte é capaz de providenciar a ocorrência plena dessa condição. Sendo assim,
o comportamento é definido pelo Behaviorismo Radical como o processo contínuo de
65 relação entre o ambiente e as ações do sujeito.
É imprescindível ressaltar que essa definição de comportamento em nada equivale à
simplificação pejorativa do fenômeno a uma mera relação estímulo-resposta sobre a qual
falamos no início deste ensaio. As relações comportamentais não se reduzem
necessariamente a unidades estímulo-resposta cujas características seriam ditadas pelas
70 propriedades físicas dos eventos e não pelas relações funcionais entre eles.
ZILIO, Carlos. A mente é comportamento. Filosofia. Ano VI, ed. 63, set. 2012. p. 47-49. (Adaptado)
[...] o Behaviorismo Radical não elimina nem condena ao ostracismo científico os fenômenos classificados como “mentais”, mas os analisa a partir da perspectiva comportamental. (linhas 24-26)
No trecho acima, o termo em destaque estabelece, com a ideia anterior, relação de
explicação.
correlação
oposição.
descrição.