Ministério Público de Goiás 2015

“A massa mantém a marca, a marca mantém a mídia e a mídia controla a massa” (George Orwell, 1903-1950).

Sobre a sociedade de consumo, considere as seguintes afirmativas:

I – É o designativo para o tipo de sociedade do mundo desenvolvido que se caracteriza pelo consumo massivo de bens e serviços.

II – Na sociedade de consumo, a oferta geralmente excede a procura, os produtos são normalizados e os padrões de consumo estão massificados.

III – Seu surgimento está diretamente ligado ao desenvolvimento industrial.

IV – Na sociedade de consumo as técnicas e estratégias de marketing e a atuação da mídia não são importantes, assumindo papel secundário.

a

Todas as afirmativas estão corretas.

b

Todas as afirmativas estão incorretas.

c

Somente as afirmativas I e III estão corretas.

d

Somente as afirmativas I, II e III estão corretas.

e

Somente as afirmativas II e IV estão corretas.

Ver resposta
Ver resposta
Resposta
D

Resolução

Para resolver esta questão, o aluno deve compreender o conceito de sociedade de consumo e suas características. A afirmativa I está correta, pois define bem esse tipo de sociedade. A afirmativa II também está correta e reflete a realidade de que, em uma sociedade de consumo, a oferta de produtos é grande e existe uma padronização dos bens consumidos. A afirmativa III é verdadeira, pois o desenvolvimento industrial permitiu a produção massiva de bens que caracteriza a sociedade de consumo. Por fim, a afirmativa IV é incorreta, pois as técnicas de marketing e a atuação da mídia têm um papel fundamental na sociedade de consumo, influenciando fortemente os hábitos e preferências dos consumidores.

Dicas

expand_more

Reflita sobre o papel do marketing e da mídia na sociedade atual e como isso se relaciona com o consumo.

Pense sobre as mudanças que a Revolução Industrial trouxe para a produção de bens e como isso afetou os padrões de consumo.

Considere se a oferta e demanda de produtos em uma sociedade de consumo tendem a ser equilibradas ou se um lado geralmente supera o outro.

Erros Comuns

expand_more

Considerar que marketing e mídia não têm um papel importante na sociedade de consumo.

Ignorar a relação entre desenvolvimento industrial e a produção massiva de bens de consumo.

Assumir que todas as afirmativas são verdadeiras sem analisar cada uma individualmente.

Revisão

A sociedade de consumo é um termo usado para descrever a sociedade que valoriza a aquisição de bens e serviços em grandes quantidades. Ela é caracterizada pela disponibilidade de uma ampla variedade de bens de consumo e pela importância dada às práticas de marketing e à influência da mídia. O desenvolvimento industrial é diretamente relacionado ao surgimento desse tipo de sociedade, pois possibilitou a produção em massa.

Transforme seus estudos com a AIO!
Estudantes como você estão acelerando suas aprovações usando nossa plataforma de IA + aprendizado ativo.
+25 pts
Aumento médio TRI
4x
Simulados mais rápidos
+50 mil
Estudantes
Jonas de Souza
As correções de redações e as aulas são bem organizadas e é claro os professores são os melhores com a melhor metodologia de ensino, sem dúvidas contribuiu muito para o aumento de 120 pontos na minha média final!
Mariana Scheffel
AIO foi fundamental para a evolução do meu número de acertos e notas, tanto no ENEM quanto em outros vestibulares, fornecendo os recursos e as ferramentas necessárias para estudar de forma eficaz e melhorar minhas notas.
Diana Bittencourt
Não conhecia a AIO em 2022, e em 2023 e o que eu posso dizer sem dúvidas é que foi uma das maiores surpresas no mundo dos estudos. Digo isso porque, por conta dos simulados reduzidos, fazer questões e simuladinhos todo dia virou um hábito gostoso e que me trouxe resultados no ENEM surpreendentes!
A AIO utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Ver política de privacidade
Aceitar