A maioria dos cortes histológicos é submetida a uma coloração para permitir seu estudo ao microscópio de luz. Para esta finalidade, foram desenvolvidos ao longo do tempo inúmeras soluções de corantes e de misturas corantes. As misturas mais utilizadas são as que melhor distinguem os diversos componentes das células e da matriz extracelular assim como corantes que demonstram tipos celulares específicos. Analise as afirmativas abaixo.
I. A coloração de Wright é uma técnica de coloração histológica que utiliza uma combinação de corante ácido (eosina) e corante básico (azul de metileno). Facilita a diferenciação dos tipos de células sanguíneas. É usado principalmente para a coloração de esfregaço de sangue periférico, amostras de urina e medula óssea, biópsia por aspiração por agulha, que são examinadas sob um microscópio ótico. Em citogenética, é usado para colorir cromossomos para facilitar o diagnóstico de síndromes e doenças.
II. O cristal violeta é a principal técnica de coloração de tecidos em histologia. Por meio desta técnica, podemos diferenciar partes basófilas e acidófilas, ou eosinófilas.
III. A safranina é usada como um dos corantes na técnica de coloração de Gram e tinge núcleos celulares de vermelho. Também é usada para tingir cartilagem. Ela se torna amarela quando tingida com safranina.
IV. A coloração de Hematoxilina-Eosina mancha paredes celulares de roxo. Pode ser usada na classificação de bactérias e é o corante usado na técnica de coloração de Gram. Essa técnica é o principal método usado no estudo de bactérias em laboratório.
Estão corretas as afirmativas:
I e IV apenas
I, II e III apenas
I e III apenas
I, II, III e IV